7 benefícios da planta ora-por-nóbis – “a famosa carne de pobre”

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Chegou a hora de falarmos da planta, mais apreciada do mundo vegano, a ora-pro-nóbis.

Originária da biodiversidade brasileira, sendo mais específica do estado de Minas Gerais, a planta ora-pro-nóbis, também conhecida como “bife de pobre,” ganhou uma popularidade jamais vista, graças ao seu alto poder nutricional, do qual, consegue proporcionar vários benefícios a saúde humana.

Ficou curioso para saber quais benefícios a ora-pro-nóbis tem a oferecer? Então continue lendo este artigo, até o final.

O que é a planta Ora-pro-nóbis?

Ora-pro-nóbis, também conhecida pelo nome científico de Pereskia aculeata, é uma cactácea com hábito de liana (cípo), de flores vistosas e folhas altamente rica em nutrientes.

Por ser uma cactácea trepadeira, a ora-pro-nóbis é espinhosa e suas folhas são bem resistentes, a ponto de, facilmente se desenvolver em vários tipos de solos, até mesmo aquele pouco férteis e úmidos.

No entanto, mesmo suas folhas sendo resistentes são elas que detém a maior parte dos componentes nutritivos.

Seus frutos, de características redondas bagas de cor amarelado, também serve como alimento e para fins medicinais.

De onde veio o nome ora-pro-nóbis?

Reza a lenda que a planta ora-pro-nóbis, foi batizada com este nome, devido tempos passados, os mineiros que colhiam as folhas de ora-pro-nóbis de um quintal de um padre, enquanto ele celebrava a missa, eles repetiam o refrão em latim, ora pro nobis, que traduzindo do latim para o português significa, ora por nós.

A ora-pro-nóbis é uma planta de cultivo fácil, e possui um alto valor nutricional do qual pode beneficiar diversas partes do organismo. Confere abaixo 8 benefícios da planta:

Alta fonte de proteína

Quase ninguém sabe, mas, a planta ora-pro-nóbis é altamente rica em proteína, podendo conter até 20 vezes mais proteína do que o vegetal espinafre que só contém 2,2%.

Por esta razão, ela é a primeira e a principal escolha dos vegetarianos para substituir á carne, ou até mesmo, pode ser utilizada como uma fonte complementar de proteína para qualquer pessoa.

Sem falar que o seu apelido conhecido pelos mineiros como “ carne de pobre” é justamente devido a relatos antigos, dos quais o povo menos favorecido da época, na falta de uma carne no prato, acabava recorrendo a planta ora-pro-nóbis para poder suprir a necessidade do nutriente.

Lembrando, que a carência de proteína influência diretamente na disposição diária do nosso organismo, como na formação muscular, cabelos, unhas entre outras partes do nosso organismo.

Trata a Anemia

Por a planta ora-pro-nóbis, conter uma grande quantidades de proteínas e ácido fólico, ela consegue atuar no combate da anemia.

Doença está, que muitas vezes é ocasionada pela déficit de ferro no organismo, que provoca uma redução da hemoglobina e na produção de hemácias (glóbulos vermelhos), que logo após causam sintomas como: cansaço, lapsos de memória, fraqueza e tonturas.

Efeito anti-inflamatório

Em um estudo realizado pela Universidade de Juiz de Fora, foi comprovado que a planta ora-pro-nóbis, apresenta altas propriedades anti-inflamatórias quanto cicatrizantes, e é capaz de atuar nos tratamento de doenças inflamatórias da pele, mostrando ser 100% eficaz.

É ótimo para gestantes

Graças a planta Pereskia aculeata, ser uma fonte altamente rica em ácido fólico, ela pode ser consumida e é muito indicada para gestantes.

Afinal o ácido fólico, é um nutriente essencial para as grávidas, principalmente no início da gestação, pois o nutriente ácido fólico é o principal responsável por auxiliar na formação do cérebro e prevenir qualquer deficiência do bebê.

Fonte de cálcio

Graças a alta quantidade de cálcio, incluir a planta ora-por-nóbis em sua dieta, tende a fortalecer os ossos e até a nossa arcada dentaria. Além de ainda, conseguir estimular uma melhora na contração muscular e a transmissão de impulsos nervoso.

Poderoso antioxidante

A ora-pro-nóbis possui flavonoides, que são muito conhecidos devido, as suas propriedades antioxidantes.

Dos quais conseguem atuar no combate dos radicais livres, que são os grandes vilões do organismo humanos.

Dito isto, também podemos afirmar que a ora-pro-nóbis, consegue fazer a prevenção de doenças graves, principalmente as degenerativas.

Combate o envelhecimento precoce da pele

Esta planta é maravilhosa quando o assunto é pele, justamente por ela conter uma boa quantidade de vitamina A também conhecido como retinol, que atua como hidratante natural para a pele e até nos cabelos.

Além disso, o retinol também desenvolve um papel importante na saúde ocular, prevenindo e combatendo possíveis doenças como a catarata.

Auxilia no emagrecimento

Por este alimento ser rico em fibras, ele consegue ajudar a manter um bom funcionamento do sistema digestivo, que consequentemente diminui o inchaço abdominal.

Sem falar que, por ele ser rico em proteínas e pobre de calorias, a planta ora-por-nóbis consegue promover uma maior sensação de saciedade, durante as refeições, fazendo com que você coma menos, porém se sinta satisfeito.

Como tomar ora-pro-nóbis

A maneira mais fácil de consumir a planta ora-pro-nóbis, para obter os seus benefícios e na sua forma em pó ou em cápsulas, do qual você pode encontrar para comprar em lojas especializadas em produtos orgânicos.

No entanto, também existem alguns outros modos de seus consumo, confira:

Triturada, ela pode ser utilizada para polvilhar diversas receitas cúlinárias como em sopas, saladas ou até mesmo em preparações de uma farinha entre outros …

Suas folhas podem ser consumidas in natura igual a folha de alface, ou caso você prefira pode refogar la, junto com outras preparações de uma refeição.

Para que serve a ora-pro-nóbis, conhecendo das flores ao broto

  • Flores – São comestíveis e cooperam na finalização de pratos culinários. São altamente essências para as abelhas e sua produção de mel.
  • Fruta – Sua coloração amarelo alaranjada, é um grande indicador da presença de betacaroteno, nutriente aclamada devido sua ação antioxidante. Além de também ser uma ótima máteria-prima para produção de geleias, sucos, compotas entre outras
  • Broto – Altamente rico em fibras, o famoso “talinho” que inclusive muitos conhecem como ponteira, costuma ser a parte mais jovem da planta ora-pro-nóbis, seu gosto lembra muito o aspargo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não existem contraindicações ou efeitos colaterais registrados.

 Tabela nutricional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *