7 benefícios do óleo essencial de mirra

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Você pode estar familiarizado com a planta mirra das histórias bíblicas, mesmo que não tenha certeza do que é.

A planta medicinal mirra, também conhecida como mirra-arábica ou pelo seu nome cientifíco Commiphora myrrha, dispõe de diversas propriedades como: antimicrobiana, adstringentes, anti-inflamatória, anti-séptica, aromática, cicatrizante, desodorante, desinfetante, anestésica e rejuvenescedora.

Commiphora myrrha, cujo há muito tempo já vem sido utilizada na medicina tradicional chinesa e na medicina ayurvédica

No entanto recentemente com a pesquisa cientifica moderna, foram apresentados alguns estudos dos quais constataram que a planta mirra é capaz de beneficiar e combater diversos tipos de doenças.

Abaixo estão 07 benefícios de saúde baseados na ciência e no uso do óleo essencial de mirra:

Combate bactérias nocivas

Foi descoberto recentemente que os antigos egípcios, faziam o uso do óleo essencial de mirra na preparação do embalsamento das múmias, pois além de deixar um aroma agradável, o óleo também era capaz de preservar por mais tempo o corpo da decomposição, justamente porque o óleo de mirra possui uma ação antibacteriana e antimicrobiana.

Além disso, nos tempo bíblicos, o uso da planta mirra como incenso era uma prática bastante comum, acreditavam na época que além de purificar o ar, a mirra também era capaz de impedir uma maior propagação de doenças contagiosas causadas por bactérias.

Recentemente uma pesquisa apresentou e constatou que de fato a queima da planta mirra como um incenso, consegue reduzir a contagem de bactérias do ambiente em 68%. 

Auxilia na saúde bocal

Por a planta mirra possuir propriedades antimicrobianas, ela vem sido utilizada tradicionalmente para combater e tratar infecções orais e inflamações. 

Inclusive alguns produtos como enxaguantes bucais, normalmente contém em sua composição óleo de mirra. 

 Estudos em tubo de ensaio sugerem que o enxaguatório bucal que contém óleo de mirra também é capaz de ajudar a gengivite, que é caracterizada pela inflamação das gengivas ao redor dos dentes devido a um acúmulo de placa 

Combate infecções da pele

Uma das utilizações mais comum da planta mirra, é no combate a infecçoes de pele e tratamento de feridas. 

Segundo um recente estudo realizado em tubo de ensaio, o óleo de mirra sozinho, foi capaz de impedir 43 a 61% do crescimento de cinco fungos que são maiores causadores de problemas de pele, como micose e pé de atleta. 

Combate dores e o inchaço

Quem nunca sentiu dores de cabeça? Ou então com a idade vem aquela dores na costas e nas articulações? 

Uma pesquisa realizada em pessoas cujos são mais propensas a terem dores de cabeça, fizeram a suplementação de vários ingredientes que continham em sua composição extrato de mirra, e o resultado foi impressionante, cerca de dois terços dos participantes, relataram uma diminuição das dores de cabeça e das articulações em até 70%. 

 A mirra também consegue bloqueiar a produção de produtos químicos inflamatórios que desencadeiam o inchaço e dor.

Poderoso antioxidante

 A planta mirra pode ser um poderoso antioxidante , um composto que combate os danos oxidativos. O dano oxidativo causado pelos radicais livres contribui para o surgimento de algumas doenças. 

Em um estudo em tubo de ensaio realizado, descobriram que o óleo de mirra conseguem ser mais eficaz que a vitaminha E.   

Além disso, em um outro estudo desta vez realizado em animais, o óleo de mirra ajudou a proteger o fígado contra danos oxidativos induzidos por chumbo em proporção direta à quantidade de mirra administrada antes da exposição ao chumbo.

Outros benefícios potenciais

Os cientistas estão testando outros usos potenciais para o óleo de mirra e seus compostos benéficos. As seguintes aplicações estão em estudo: 

Protetor solar: um estudo em tubo de ensaio descobriu que o protetor solar FPS 15 com adição de óleo de mirra era significativamente mais eficaz no bloqueio dos raios ultravioletas do que o protetor solar isolado.  

Câncer: estudos em tubo de ensaio sugerem que o óleo de mirra pode ajudar a matar ou retardar o crescimento de células cancerígenas do fígado, próstata, mama e pele. No entanto, isso não foi testado em pessoas.

Efeitos Colaterais

Como todos os outros óleos essenciais, o óleo de mirra é muito concentrado, então você só precisa de algumas gotas de cada vez. Evite difundi-lo perto de bebês e crianças pequenas, pois não se sabe quanto inalarão e quanto é seguro. Além disso, ninguém deve engolir o óleo de mirra, pois ele é tóxico

Algumas pessoas devem ser especialmente cautelosas com o óleo de mirra e podem precisar evitá-lo completamente. Tenha isso em mente se alguma das seguintes condições se aplicar a você:

  • Gravidez e amamentação: Evite o óleo de mirra se estiver, pois pode causar contrações uterinas e provocar aborto. Evite também o óleo de mirra se estiver amamentando, pois a segurança do bebê não é conhecida.
  • Medicamentos para afinar o sangue: não use mirra se estiver tomando anticoagulantes, como a varfarina, pois a mirra pode diminuir sua eficácia.
  • Problemas cardíacos: grandes quantidades de mirra podem afetar sua frequência cardíaca, portanto, use óleo de mirra com cautela se tiver um problema cardíaco.
  • Se você estiver tomando remédios para diabetes, lembre-se de que a mirra pode diminuir o açúcar no sangue. Portanto, essa combinação pode resultar em açúcar no sangue muito baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *