9 benefícios surpreendentes da Rosa Mosqueta

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

De pétalas suaves a espinhos, as rosas sempre foram símbolo de beleza e saúde.

Embora exista mais de 100 espécies de plantas de rosa, a mais conhecida é a Rosa Mosqueta, devido ser altamente rico em nutrientes e por possuir diversos benefícios a saúde.

Esse artigo mostrará tudo o que você precisa saber sobre a Rosa Canina, incluindo seus benefícios, usos e efeitos colaterais.

Rosa mosqueta na verdade é a fruta do qual se desenvolve a partir das flores da planta rosa selvagem.

Sua cor tende a varia do laranja ao preto arroxeado e geralmente se desenvolve na parte final da estação de crescimento, entre o final do verão e o outono.

Esse tipo de roseira vem sido utilizada há séculos na medicina tradicional, chinesa e popular.

Abaixo vamos conhecer 9 benefícios da Rosa Mosqueta:

Rico em antioxidante

 A ação dos antioxidantes são proteger e reduzir os danos causados por moléculas chamadas radicais livres, cujo são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como: câncer, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, entre outras.

Em um estudo realizado com a rosa mosqueta, foi observado que ela é altamente rica em poderosos compostos que possuem uma ação antioxidantes, como: vitamina A, vitamina C, betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina.

Além disso o estudo também concluiu a roseira seca tende a oferecer menos antioxidantes que em sua forma fresca.

Fortalece o sistema imunológico

Um dos benefícios mais impressionantes da rosa canina, é devido a sua alta concentração de vitamina C, cujo consegue desempenhar um papel essencial no sistema imunológico, como:

  • estimulando a produção de glóbulos brancos chamados linfócitos, que protegem seu corpo contra infecções
  • melhorar a função dos linfócitos deixando eles mais rápidos e eficientes
  • ajuda a manter a barreira protetora da sua pele contra patógenos externos

 

Além da vitamina C, a rosa mosqueta também contém altos níveis de polifenóis e vitaminas A e E, que auxiliam no fortalecimento e na proteção do sistema imunológico.

Combate a retenção de líquidos

Graças ao seu efeito diurético, a rosa canina consegue estimular uma maior eliminação de água do corpo através da urina. O que é ótimo para pessoas que sofrem com retenção de líquidos.

Auxilia na perda de peso

Em um estudo realizado durante 12 semanas com 32 pessoas, cujo foram submetidas a incluir em sua dieta um comprimido de 100mg de rosa mosqueta diariamente, foi observado que a gordura abdominal reduziu significativamente.

Os pesquisadores atribuíram esse efeito ao trilirosídeo, um potente antioxidante capaz de acelerar o metabolismo da gordura.

Saúde cardiovascular

Devido ser extremamente rico em vitamina C a rosa mosqueta conseguem auxiliar na saúde do coração.

Em uma revisão de 13 estudos foi descoberto que a suplementação com de pelo o menos 500 mg de vitamina C por dia estava associada a uma diminuição significativa no colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos no sangue, dois fatores de risco para doenças cardíacas (Fonte Confiável)

Além disso, estudos observacionais também incluíram que a Rosa Mosqueta por conter flavonoides, consegue reduzir a pressão arterial, o que consequentemente melhora o fluxo sanguíneo para o coração.

Combate o envelhecimento precoce

Sabemos que o colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo e responsável por fornecer elasticidade à sua pele.

E foi já foi demonstrado que a vitamina C consegue promover a síntese de colágeno e proteger as células da pele contra os danos causados ​​pelo sol, o que tende ajudar a manter a pele mais firme e jovem.

E como a rosa mosqueta contém uma alta concentração de vitamina C, ela se torna uma aliada no combate ao envelhecimento precoce da pele, sem contar também que a rosa canina contém astaxantina carotenoide, o que auxilia para evitar a quebra do colágeno.

Outros carotenóides no presentes na rosa mosqueta também podem beneficiar a saúde da pele. Em particular, sabe-se que a vitamina A e o licopeno protegem as células da pele contra os danos causados ​​pelo sol.

Um estudo foi realizo durante oito semanas em 34 pessoas, e apresentou que os participantes que consumiram até 3 gramas de pó mosqueta, apresentou uma melhora significativa na redução de rugas, pés de galinhas e até mesmo no aspecto e elasticidade da pele.

Propriedade analgésicas

Por ser é rico em compostos com efeitos anti-inflamatórios , incluindo polifenóis e galactolipídios.

Recentemente, eles foram estudados por suas fortes propriedades anti-inflamatórias e potencial para reduzir a dor nas articulações

Em uma revisão de três estudos, a suplementação com rosa mosqueta reduziu significativamente a dor nas articulações em pessoas com osteoartrite. Além disso, aqueles que receberam rosa mosqueta tiveram duas vezes mais chances de relatar níveis de dor melhorados, em comparação com o grupo placebo.

Além disso o extrato de rosa mosqueta também foi sugerido para auxiliar a artrite reumatóide , embora a pesquisa seja limitada e faltem estudos humanos de alta qualidade

Fonte de nutrientes

A rosa canina é popularmente conhecida por ser fonte de alguns nutrientes importantes para todo o funcionamento do organismo. A lista com esses componentes inclui carotenoides, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Cuidados com a Rosa Mosqueta

O uso da Rosa Mosqueta é geralmente considerado seguro, porém pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo náusea, diarreias, constipação, azia, cólicas estomacais, fadiga e dor de cabeça. O risco tende a aumentar com doses maiores. Outras pessoas relataram insônia e sono inquieto

Sabe-se que a rosa mosqueta causa certas interações com medicamentosas. Muitos destes estão relacionados à alta concentração de vitamina C na planta. Como tal, pode ser necessário evitar a rosa mosqueta se estiver tomando contraceptivos à base de estrogênio ou o medicamento antipsicótico Prolixin (flufenazina), ambos afetados por doses excessivas de vitamina C.

Também deve se evitar a Rosa Canina, se você já teve episódios de trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar ou outras condições que envolvam coágulos sanguíneos. É possível que o roseira possa diminuir a eficácia de anticoagulantes como a varfarina, usados ​​para prevenir ou tratar doenças cardiovasculares.

Devido à falta de pesquisas de segurança, a rosa mosqueta não deve ser usada em crianças, mulheres grávidas.

Onde comprar Rosa Mosqueta?

Atualmente você encontra a Rosa Mosqueta em diversas formas para fins diferentes, temos ela fresca ou seca para preparação de infusões, como também em pomada ou em forma de óleos com objetivo de cuidar da pele, ou então em forma de suplemento. Eu indico você comprar aqui na farmácia de manipulação eficácia onde o melhor preço e qualidade andam  juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *