Aloe Vera – 8 benefícios incríveis para usar

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Aloe Vera, também conhecida como babosa, é uma planta muito usado ao redor do mundo há milhares de anos. Usada no cabelo, pele ou como suco para tratar várias doenças, muitos benefícios ainda não são conhecidos pela população.

O que é Aloe Vera? Ela é um tipo de planta suculenta. Desde o antigo Egito é usada para fins medicinais. Ela é nativa do sul da Europa e do norte da África. Devido ao nosso clima tropical, ela também é cultivada.

A Aloe Vera possui folhas grossas e verdes. Essa folha contém um tecido viscoso que armazena água. Essa água foram um tipo de gel contendo vitaminas, aminoácidos, minerais e antioxidantes.

O gel é amplamente utilizada pelas indústrias para produzir alimentos, cosméticos e medicamentos.

Com tantas vantagens para o corpo, pele e cabelo, descubram para que serve a planta. Em seguida, ensinamos como usar e algumas receitas para fazer em casa.

Aloe Vera no Cabelo

Apesar de não existir nenhum estudo comprovando a eficácia da aloe vera no cabelo, existem centenas de relatos positivos após o uso.

Acredita-se que a babosa fortalece os fios, estimula o crescimento e hidrata o cabelo. A razão está por trás das suas vitaminas, aminoácidos e seu poder antioxidante.

A aloe vera está presente em shampoos para cabelo e cremes de tratamento. Não é difícil encontrar produtos nas farmácias contendo esse ingrediente.

Propriedades antibacterianas e antioxidantes

O gel da aloe vera possui uma alta quantidade de antioxidantes, conhecidos por retardar o envelhecimento e prevenir doenças.

Um estudo(1) revelou que a aloe vera é uma fonte potencial de novos compostos antioxidantes naturais. Esses compostos ajuda inibir o crescimento de bactérias ruins.

Tratar queimaduras

Há muito tempo é usada para tratar feridas e outros tipos de queimaduras. Seu uso é mais comum para cuidar de queimaduras solares, aplicando diretamente na pele.

Há mais de 50 anos é autorizada pela FDA (ANVISA americana) a comercialização de cremes de Aloe Vera para queimadura de pele.

Uma pesquisa (2) realizada por cirurgiões plásticos, especialistas em queimaduras, comparou o creme de Aloe Vera com outro creme famoso para tratar queimaduras.

Ela avaliou a duração da ferida, estado da queimadura e alívio na dor. As queimaduras dos pacientes tratados com gel de Aloe Vera mostraram vantagens comparadas ao outro creme. O creme de aloe vera cicatrizou a ferida mais precoce e tiveram a alívio na dor mais cedo.

Aloe Vera para pele

Assim como o cabelo, você pode usar a aloe vera para deixar a pele limpa e hidratada. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26151005

Conforme falamos anteriormente, o gel da planta contém um tecido composto por água e outros compostos. Esses compostos vegetais são chamados de polissacarídeos, tornando um ótimo analgésico e hidratante para rosto.

Laxante natural

O suco de aloe vera frequentemente é usado para tratar a constipação ou prisão de ventre.

Um artigo científico(3) revelou sustâncias benéficas para tratar constipação, distúrbios gastrointestinais e melhora no sistema imunológico. Os extratos da folha desintoxica(4), elimina toxinas e resíduos do corpo, promovendo a digestão.

No entanto, dessa vez não é o gel que traz esses benefícios. O látex, que fica logo abaixo da pele da folha, proporciona esses benefícios. Alguns alegam que essa substância amarela é tóxica, porém, a espécie de Aloe Vera Barbadensis é segura para ingestão.

Pacientes com doença de Crohn, hemorróidas e colite, não devem tomar o suco da aloe vera. Ela pode causar dores e diarreias. O ideal é consumir uma dose de no máximo 0,17 gramas.

O uso prolongado diariamente também não é recomendável. Uma matéria publicada pela Revista Galileu, mostrou um estudo em ratos ingerindo a aloe vera por dois anos diariamente. Após essa período, desenvolveram tumores no intestino.

Combate ao câncer de mama

Apesar desse estudo sobre tumores no intestino. Um novo estudo(5) acredita que a planta aloe vera mostra potencial em retardar o desenvolvimento do câncer de mama. Embora existam evidência, mais estudos precisam ser feitos.

Tratamento contra diabetes

Pacientes com diabete tipo 2, basta apenas duas colheres de suco de aloe vera por ida para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Dois estudos confirmam resultados positivos da aloe vera no tratamento contra diabetes.

Enxaguante bucal

Uma ótima alternativa natural para enxaguante bucal. Os compostos presentes na planta são capazes de reduzir o acúmulo da placa bacteriana.

A aloe vera foi comparada a clorexidina, um antisséptico com ação antifúngica e bactericida. Após quatro dias, ela mostrou ser tão eficaz quanto ao antisséptico bucal.

Alívio de dores nos dentes, sangramentos ou inchaço nas gengivas, a aloe vera também apresenta melhora nesse quadro.

Como preparar o suco de aloe vera?

O ideal é misturar o suco da babosa com outra fruta para deixar o sabor mais agradável, como suco de maçã, limão ou laranja. Duas folhas de babosa rendem cerca de um litro de água.

Veja o vídeo com a receita do suco de aloe vera:

Como usar aloe vera no cabelo?

A aloe vera pode ser usada no shampoo, comprando diretamente na farmácia ou drogaria. Outra forma mais usada é na hidratação. Veja essa receita ensinando passo a passo da hidratação com babosa:

Onde encontrar a Aloe Vera?

A melhor maneira é comprando a semente e plantando a babosa no seu quintal ou no vaso.

A Farmácia Eficácia vende o shampoo de babosa. Existem marcas como a Forever Living que vendem a aloe vera de várias formas. Assim como a marca Racco vende o suco pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *