Babosa para caspa – é bom? como usar?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A caspa incomoda muitas pessoas e pode gerar grandes constrangimentos, por isso é comum que as pessoas procurem por soluções rápidas para esse problema.

Quem gosta de usar produtos naturais para cuidar da saúde já deve ter ouvido falar da babosa para caspa, mas será que essa planta é realmente efetiva?

Fizemos esse texto para te contar se babosa é bom para caspa e tudo o que você precisa saber sobre esse quadro e sobre a planta!

Leia até o final para ficar bem informado!

O que é babosa?

Babosa, que também é chamada de Aloe Vera, é uma planta muito conhecida entre as pessoas que gostam de cuidar da pele e do cabelo.

Utilizada em larga escala na produção de cosméticos, a babosa tem muitas propriedades que beneficiam quem usa, por isso também uma das plantas favoritas para quem gosta de plantar seus próprios produtos naturais.

A babosa tem potencial de tratamento da pele e do cabelo em diversas camadas e entre seus benefícios para essas partes do corpo, podemos encontrar:

  • Estímulo da produção de colágeno, que mantém a pele firme e jovem.
  • Alívio da irritação causada pelo uso de outros cosméticos.
  • Melhora no transporte de oxigênio para as camadas mais profundas da pele.
  • Potencial hidratante notável.

A planta Aloe Vera também possui propriedades medicinais calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e antiinflamatórias, que auxiliam no tratamento de queimaduras, dores musculares, inflamações, entre outros.

As folhas da babosa são grossas como as de outras suculentas e é do interior de cada uma que é retirado o gel, que é responsável por todas as suas propriedades.

Como é uma planta muito comum e fácil de cuidar, ela pode ser encontrada com facilidade em lojas de produtos naturais, feiras livres e até mesmo em mercados.

Seu uso pode combater rugas, fazer limpezas profundas na pele, máscaras de hidratação, remoção de maquiagem de uma forma natural e mais saudável para a pele, entre outros.

E com tantos benefícios, será que o tratamento com babosa para caspa é realmente efetivo? Antes vamos entender melhor o que é esse problema.

O que é caspa?

Quase todas as pessoas que você conhece tem ou tiveram caspa em algum momento da vida. Esse problema é comum, mas não deixa de ser incômodo e de causar constrangimento.

A caspa ocorre quando as células mortas na pele aglomeram e formam flocos brancos muito visíveis no couro cabeludo.

Ela é erradamente associada à falta de higiene e por isso muitas pessoas são surpreendidas ao desenvolver.

Em couros cabeludos secos, a caspa aparece como os famosos e pequenos flocos brancos que caem nas roupas e chamam atenção.

Em couros cabeludos oleosos, a caspa surge como flocos maiores, mais espessos, que ficam grudados nas raízes e que em alguns casos são amarelados.

O que causa caspa?

A cada duas semanas a pele do couro cabeludo se renova, e as células mortas antigas são eliminadas em pequenas escamas invisíveis, processo que também ocorre em todas as outras partes do corpo.

Ao contrário do que muitos pensam, a caspa não está associada à falta de higiene.

Ela é, na verdade, resultado de uma descamação excessiva do couro cabeludo.

Em peles secas, essa descamação excessiva pode ser causada por:

  • Uso de shampoos muito agressivos ou de outros químicos que irritem a pele do couro cabeludo, como o cloro usado em piscinas.
  • Exposição frequente ao sol com química no cabelo, como ocorre em piscinas que são limpas com cloro.
  • Água calcária.
  • Modo de pentear brusco, que irrita a pele da região.

Em peles oleosas, a descamação excessiva é causada por:

  • Proliferação da levedura Pityrosporum ovale, que vive nos folículos capilares de todas as pessoas. Quando ela se prolifera, causa inflamação, que leva à descamação da pele.

A dermatite seborreica é uma das formas mais graves da caspa oleosa, e resulta não apenas na irritação do couro cabeludo, como também de toda a pele em volta da linha do cabelo, que descama e fica vermelha também.

Babosa é bom para caspa?

Se você quer associar um método natural enquanto resolve a causa da sua descamação, já deve ter lido a respeito da babosa para caspa.

Usar babosa é bom para caspa, porque as propriedades medicinais da planta auxiliam no tratamento da descamação em suas diferentes causas.

A propriedade antiinflamatória pode ajudar nos casos de couro cabeludo oleoso, onde a descamação é causada por uma inflamação.

Nesse caso, a babosa para caspa não apenas trata, como também hidrata a região.

Enquanto isso, a babosa para caspa no caso dos couros cabeludos secos é útil graças às propriedades de hidratação profunda e de alívio da irritação causada por químicos.

Como usar babosa para caspa?

E é claro que não vamos deixar você ir embora sem antes ensinar como usar babosa para caspa!

Tudo o que você vai precisar é de uma folha de babosa, então basta seguir os passos abaixo:

  • Retire o gel do interior da folha da babosa.
  • Aplique a babosa para caspa no couro cabeludo.
  • Massageie com a ponta dos dedos.
  • Deixe a babosa para caspa agir durante 30 minutos.
  • Retire o gel do cabelo com shampoo neutro.
  • Esse método de babosa para caspa pode ser usado 2 ou 3 vezes por semana.

Gostou de aprender como usar babosa para caspa?

Aqui no site temos outras receitas naturais muito úteis para muitos dos problemas rotineiros que as pessoas costumam enfrentar!

Já conhecia essa técnica de usar babosa para caspa?

Conta aqui nos comentários se você já usou!

Fontes: (1) (2) (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *