Banana engorda ou emagrece? Mitos e Verdades

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

As frutas sempre estão inclusas nas dietas para emagrecer ou ter uma vida mais saudável, por outro lado, a banana sempre foi considerada uma vilã. Muitos alegam que a banana engorda, mas será verdade?

Alguns artigos alegam o contrário, a banana emagrece. Quem está falando a verdade? A banana engorda ou emagrece? E a vitamina de banana? Comer doce de banana engorda? Cozida ou assada? Essa e todas as dúvidas serão respondidas aqui.

As bananas são ricas em vários nutrientes benéficos a nossa saúde. Ela contém vitaminas, minerais e muita fibra. O problema que ela é rica em açúcar, carboidratos que atrapalham muita gente que deseja emagrecer.

Veja a tabela nutricional de uma banana prata, banana nanica e banana da terra.

Banana prata 1 unidade

Calorias – 54 kcal

Carboidratos – 12,54 gramas

Proteínas – 0,72 gramas

Fibra – 1,1 gramas

Gorduras totais – 0,17 gramas

Banana nanica 1 unidade

Calorias – 68 kcal

Carboidratos – 15,54 gramas

Proteínas – 0,84 gramas

Fibra – 1,5 gramas

Gorduras totais – 0,28 gramas

Banana da terra 1 unidade

Calorias – 128 kcal

Carboidratos – 34 gramas

Proteínas – 1,4 gramas

Fibra – 1,5 gramas

Gorduras totais – 0,2 gramas

A banana ainda é rica em potássio, vitamina B6, vitamina C, cobre, magnésio e manganês. Por incrível que pareça, apesar de ser menor que a banana prata, a banana nanica contém mais calorias do que a prata e mais gordura que a banana da terra. A razão é na maior quantidade de açúcar, por isso ela é mais doce.

Um prato de comida de um adulto fica em torno de 600-700 calorias. Para ter uma ideia, uma mulher com 50 anos, 1,60 de altura e 100 quilos, consome em média 2000 mil calorias por dia. Uma banana da terra seria equivalente 7% do seu consumo diário.

Então a quantidade de banana e outros alimentos consumidos diariamente, determina se a banana engorda ou não. Devido seu carboidrato ser constituído de açúcares, glicose e frutose.

Banana pode ajudar emagrecer

Apesar de conter mais calorias do que outras frutas, a banana é rica em fibra. Apenas uma banana consegue fornecer 12% do consumo recomendado por dia.

As fibras tem um papel importante para regular o intestino, melhorar a digestão e pode ajudar na perda de peso. As fibras mantém você satisfeito por mais tempo e saciado. Fazendo consumir menos alimento.

Segundo um estudo [1] feito com 252 mulheres, cada grama de fibra ingerida diariamente, reduziu o peso em cerca de 250 gramas e diminuiu 0,25 no percentual de gordura.

Embora a banana possa auxiliar na perda de peso e gordura, a única razão foi pela diminuição no consumo de calorias devido as fibras. Fora isso, ela não tem qualquer influência.

Banana madura ou cozida

A quantidade de carboidrato aumenta na medida que a banana amadurece. Quanto mais madura, maior a quantidade de açúcares. Quanto mais verde a banana é, maior a quantidade de amido resistente.

O amido resistente diminui a absorção da glicose no sangue, evitando picos de açúcar. Isso o mantém saciado por muito mais tempo. Ele auxilia na perda de peso e na queima de gordura.

Assim como a banana madura, ao cozinhar a banana, você acelera o processo de amadurecimento da banana e consequentemente na quantidade de açúcar da fruta. O mesmo processo ocorre quando frita a banana, principalmente se for frita no óleo ou manteiga.

Uma banana madura também contém um alto índice glicêmico, ou seja, são absorvidos rapidamente pelo organismo e aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Alimentos com alto índice glicêmico facilitam ao ganho de peso, aumento o risco de doenças relacionadas a obesidade, como diabete e doenças cardiovasculares.

O nível de maturidade da banana, interfere no índice glicêmico. Quanto mais madura, maior esse nível. Embora isso seja verdade, não é recomendável se alimentar da banana verde. Ela pode causar prisão de ventre e outros problemas estomacais.

Vitamina de banana engorda?

Essa é uma dúvida muito comum, mas o grande vilão da vitamina de banana não é a fruta, mas os ingredientes usados. Ao preparar vitamina de banana utilizam leite e açúcar, que são ricos em calorias.

Cerca de 100 ml de vitamina de banana contém 75 calorias, 1,34 de gordura, inclusive gordura saturada. O ideal é preparar com leite desnatado e não utilizar açúcar refinado. O mel aumenta a quantidade de calorias, então merece uma atenção especial.

Algumas boas maneiras de preparar a banana é com granola, iogurte (atenção ao tipo, principalmente Danone), aveia, maçã, tapioca, linhaça e etc. Uma boa opção é a banana desidratada, estilo banana chips.

Claro, evitar o consumo da banana antes de dormir. Como também o leite integral, farinha láctea, queijo, sorvete, abacate, manga e entre outros. Fazendo isso, a banana vira uma sobremesa saudável sem engordar.

Sabendo dosar a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, a banana será um ótimo aliado na perda de peso ou até mesmo no ganho de peso. Dependerá do seu objetivo.

Aqueles momentos onde a pessoa esteja com fome, uma banana ajudará controlar a fome e manter saciado até a próxima refeição.

Espero que Mitos e Verdade estejam esclarecidos. Qualquer dúvida, usem os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *