Bardana: uma poderosa planta desintoxicante!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Se você é do tipo de pessoa que adora saber mais sobre os benefícios da natureza no nosso organismo e sabe que os tratamentos naturais funcionam, já deve ter ouvido falar sobre a Bardana.

Conhecida internacionalmente, a Bardana é usada tanto para fins medicinais, quanto ornamentais devido à sua beleza.

Quer saber mais sobre essa planta?

Então continue lendo esse post!

Veja também: Cavalinha – Por que você deve usar?!

O que é a Bardana?

Bardana, ou Arctium lappa Linne, é uma planta de origem Europeia que adapta-se com facilidade em quase todas as regiões do mundo.

Sendo usada para fins medicinais e tema de muitos estudos devido às suas inúmeras propriedades benéficas, a planta Bardana também é conhecida como planta ornamental devido à sua bela aparência com flores roxas.

Bem adaptada ao clima brasileiro, a planta Bardana pode ser encontrada com facilidade em lojas de produto natural, farmácias de manipulação e até mesmo em feiras livres.

Não é incomum vermos ela também em jardins e em alguns espaços tomados pela natureza.

Veja também: Salvia Branca uma planta poderosa – Conheça!

Para que serve a Bardana?

Bardana

Os gregos e chineses antigos já usavam a planta Bardana para tratar doenças e até mesmo como afrodisíaco.

Hoje ela ainda é muito utilizada como alimento no Japão, já que suas raízes têm gosto adocicado, que chama atenção do paladar oriental.

A planta Bardana possui muitas propriedades benéficas para a saúde, como vimos no tópico anterior.

Por isso a pergunta “para que serve a Bardana?” só pode ser respondida com outra: “para qual fim você quer?”.

Seja como remédio, como enfeite ou como comida, a utilidade da planta Bardana é inegável.

A planta Bardana, que tem propriedades antioxidantes comprovadas por estudos, é utilizada em larga escala para tratar vários tipos de males, como acnes, diabetes, retenção de líquidos, cólicas renais, reumatismo, problemas gástricos, entre outros.

Veja também: REMÉDIOS CASEIROS E NATURAIS PARA RINITE ALÉRGICA E SINUSITE

Benefícios da Bardana

Como vimos, essa espécie de planta tem muitos usos e benefícios que a tornam uma das medicinas naturais mais procuradas ao redor do mundo.

Você quer descobrir quais são os inúmeros benefícios da Bardana?

Então confira a lista:

  • Possui poder antioxidante: que protege as células contra a ação dos radicais livres no organismo e ajuda na prevenção e tratamento de muitas doenças, até mesmo tumores cancerígenos.
  • Ajuda no tratamento do câncer: a planta Bardana é utilizada no tratamento de tumor de mama, ovário, melanoma maligno, linfoma, carcinoma pancreático. Sua ação alivia a dor e diminui o tamanho do tumor.
  • Age como afrodisíaco: além de ser usada como afrodisíaco por chineses antigos, um estudo feito em 2012 com ratos mostrou que, apesar de ser menos eficaz do que o Viagra, a raiz da Bardana pode possuir efeitos afrodisíacos sobre o corpo masculino humano também.
  • Tem efeito antibacteriano no organismo: a raiz da Bardana age como antibiofilme, melhorando o sistema imunológico para combate à infecções.
  • Possui propriedades antifúngicas: promovidas pelo poliacetileno. O chá serve para o tratamento de micoses.
  • Ajuda no tratamento de doenças de pele: por causa das propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a planta Bardana também é um aliado no tratamento de doenças de pele como acne, psoríase e eczema.
  • Melhora o sistema imunológico: como já citado acima, a planta Bardana também melhora o sistema imunológico. Por conter as vitaminas C e E, que também auxiliam na prevenção de infecções.
  • Auxilia no tratamento de diabetes: estudos confirmam que a planta Bardana auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, combatendo a hiperglicemia e ajudando também no controle da insulina.
  • Alivia inflamações: da mesma forma que age como antibacteriana, a raiz da Bardana também ajuda no tratamento de inflamações já existentes, além de melhorar quadros de estresse oxidativo presentes em pacientes com doenças como osteoartrite de joelho.
  • Trata problemas digestivos: a alta concentração de fibras da planta Bardana estimula o sistema digestivo ao funcionamento equilibrado, além de auxiliar na proliferação das bactérias saudáveis no intestino.
  • Ajuda a melhorar o aspecto da pele: por ter antioxidante e inibir a ação dos radicais livres no organismo, a raiz da Bardana

Como fazer chá de Bardana

Se agora que sabe quais são os benefícios da planta você quer aprender como fazer chá de Bardana, nós vamos te ensinar a receita:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de raiz de Bardana.
  • 1 litro de água.
  • Uma panela.
  • Peneira.

Modo de preparo

  1. Despeje a água na panela e leve ao fogo.
  2. Quando estiver fervendo, adicione a raiz de Bardana.
  3. Aguarde 5 minutos e então desligue o fogo para deixar o chá amornar.
  4. Coe a mistura para separar o líquido da raiz.

Você pode beber o chá de Bardana até três vezes por dia.

Efeitos colaterais da planta Bardana

Bardana

Qualquer produto natural possui menos efeitos colaterais do que os químicos industrializados, mas isso não significa que nenhum cuidado deva ser tomado.

Reações alérgicas comuns podem estar associadas ao uso, entre elas coceira, vermelhidão e até inchaço.

O consumo excessivo da Bardana pode ocasionar aumento na frequência urinária, aumento dos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e estímulo das contrações uterinas.

A planta Bardana é contraindicada para gestantes devido à sua ação que estimula o útero e à possibilidade de acelerar o trabalho de parto, segundo documento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Veja também: Chá de Dente de leão emagrece?

Gostou de saber tudo sobre a planta Bardana?

Tem alguma receita com raiz da Bardana para compartilhar?

Então compartilhe nos comentários!

Fontes:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *