Benefícios do Abacate – Mitos e Verdades

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

O abacate é uma fruta bastante nutritiva, rica em fibras, minerais, vitaminas, fitoesteróis e antioxidantes. Para ter uma ideia, o abacate contém mais de 20 vitaminas e minerais entre seus nutrientes. Ao contrário de outras frutas, ele contém uma quantidade alta de gorduras saudáveis e com muitos benefícios para nossa saúde.

Comer ou incluir o abacate na sua dieta, traz muitos benefícios para sua saúde. Faz bem para saúde do coração, ótimo para a vista, ajuda na prevenção ou tratamento da osteoporose e do câncer, ajuda na digestão, melhora a saúde do fígado, reduz o colesterol e pode até ajudar na perda de peso.

Existem muitas dúvidas sobre ele pode engordar ou emagrecer. Seria mito ou verdade? Vamos tirar essas dúvidas, pois muitas coisas são verdades e outras mentiras.

Antes de mostrar as vantagens e como abacate é bom para saúde. Veja a tabela nutricional:

Porção 100 gramas

  • Calores – 160 kcal
  • Proteína – 2 g
  • Gordura – 14,66 g
  • Carboidrato – 8,53
  • Fibra – 6,7 g
  • Açúcares – 0,66 g
  • Ferri – 0,55 mg
  • Cálcio – 12 mg
  • Magnésio – 29 mg
  • Fósforo – 52 mg
  • Potássio – 485 mg
  • Sódio – 7 mg

Além dos nutrientes citados acima, o abacate tem níveis altos de vitamina A, vitamina K, vitamina C, vitamina E, B6, tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).

Para ter uma ideia, o abacate contém mais potássio do que a banana. Consegue fornecer mais de 40% da necessidade diária de fibra. Apesar de conter um alto teor de gordura, são gorduras boas e saudáveis, que aumentam os níveis de colesterol bom e diminuem os níveis de colesterol ruim.

O abacate ajuda mantê-lo saciado. Manda uma informação ao cérebro que está satisfeito, diminuindo a fome e o apetite. Por outro lado, se for mal consumido, a quantidade de calorias pode ser um vilão.

Conhecendo seus ricos nutrientes, vamos descobrir quais os principais benefícios do abacate:

1 – Cabelo e pele

O abacate é rico em ácido pantotênico, no qual é importante para um crescimento capilar saudável e prevenção na queda de cabelo. Na pele age como um anti-inflamatório, promovendo a renovação da mesma. Ajuda na prevenção dos sinais do envelhecimento, hidratando a pele e o cabelo.

O abacate faz bem para a pele e cabelo, por isso é muito comum usar a máscara nessas áreas. Ele nutri os cabelos, peles ressecadas, danificadas e rachadas. Trazendo um ótimo resultado após seu uso.

2 – Coração saudável

O abacate contém uma substancial quantidade de beta-sitosterol. O consumo dessa substância mantém os níveis de colesterol saudáveis. Um estudo (1) comprovou que o consumo do abacate estão associados a benefícios cardiovasculares.

Ao comparar vários estudos sobre os benefícios do colesterol, comprovou que comer abacate aumenta significativamente os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuição do colesterol ruim (LDL).

Está mais do que provado que consumi-lo diariamente protegerá seu coração da aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura, substâncias e colesterol nas paredes arteriais, prejudicando o fluxo sanguíneo e oxigênio ao corpo.

3 – Rico em potássio

Apesar do potássio ser um mineral muito importante para o ser humano, muitas pessoas não consomem o suficiente em sua dieta. O abacate é rico em potássio, contendo cerca de 485 miligramas a cada 100 gramas.

O potássio é importante para a saúde do sistema cardiovascular, fortalece os ossos, aliviar as dores e cãibras. Favorece ao bom funcionamento dos rins e sistema nervoso.

Ainda tem dúvida de quão importante esse mineral é em nosso organismo?

4 – Digestão

Por ser rico em fibras, importante nutriente para uma digestão mais saudável, o abacate contribui para perda de peso, reduz os níveis de açúcar no sangue e diminui os riscos de várias doenças.

As fibras ajudam tratar casos de constipação (dificuldade de evacuar), alimenta as bactérias boas do intestino e diminui o risco de câncer no cólon.

Embora muitas pessoas achem que o abacate dá diarreia, isso não é verdade. Ele aumenta as fezes, facilita a passagem dos alimentos por meio do trato intestinal e reduz os sintomas da constipação e diarreia.

Muitos perguntam se o abacate prende ou solta, agora não restarão mais dúvidas.

5 – Bom para vista

O abacate contém três substâncias conhecidas por proteger os olhos contra doenças oculares relacionadas a idade, degeneração macular e a catarata. Os carotenoides, zeaxantina e luteína contidos no abacate, fornecem proteção aos danos da luz ultravioleta nos tecidos dos olhos.

Um artigo científico (2) mostrou vários estudos sobre o abacate poder contribuir para a saúde ocular.

6 – Alivia os sintomas da artrite

Artrite é uma inflamação das articulações e causa dor e rigidez. Ela atinge boa parte da população, principalmente indivíduos de mais idade. Um estudo (3) comprovou que o óleo de soja com extratos de abacate podem reduzir a osteoartrite.

Infelizmente, os médicos ainda não sabem como ele age, mas os resultados desse estudos foram bastante positivos. O que já sabemos que o abacate possui propriedades anti-inflamatórias, devido os fitoquímicos, flavonoides, fitoesteróis, ácidos graxos e carotenoides que contém.

7 – Câncer

O abacate possui evidências que possa ser benéfico no tratamento ou prevenção do câncer. O consumo diário desse alimento tem mostrando resultados promissores contra câncer de cólon, estômago, pâncreas e cervical.

O extrato de abacate contém fitoquímicos que podem inibir o crescimento de células cancerígenas ou pré cancerosas. Essa ação foi vista em laboratório (4) com células de câncer de próstata.

Ela também pode matar células cancerígenas, aumentando a proliferação de células linfócitos, que são as células do sistema imunológico. Isso reduz os efeitos colaterais que ocorrem no tratamento contra o câncer, a quimioterapia.

8 – Emagrecer

Embora muita gente considere o abacate gorduroso e calórico, ele é um grande aliado para perda de peso. Comer abacate pode emagrecer.

Um estudo feito com pessoas consumindo o abacate, cerca de 23% sentiram satisfeitas ao longo de 5 horas e o desejo de comer diminuiu. A longo prazo, incluir esse alimento na dieta poderá controlar hábitos alimentares, já que a vontade de comer será menor.

Por ser rico em fibras, a ingestão delas contribui no aumento da perda de peso.

9 – Abacate antes de dormir para ganho muscular

Segundo a nutricionista funcional Gabriela Ghedini, a grande quantidade de vitaminas e gorduras boas, agem como um anti-inflamatório natural, prevenindo lesões e auxiliando na construção muscular.

O GH, conhecido como o hormônio do crescimento, um grande aliado para o crescimento muscular, tem sua produção potencializada graças as gorduras boas do abacate, principalmente de madrugada.

Essa é a razão do seu consumo antes de dormir. Lembrando, sem açúcar ou adoçante.

Como comer o abacate?

O abacate deve ser consumido sempre fresco e maduro. O ideal é não refrigerar a fruta, desde que estejam maduras ou partes consumidas. Coma uma porção e reserve o restante na geladeira.

Embora ele possa auxiliar na perda de peso, fazer a vitamina de abacate com leite e açúcar acaba tornando mais calórico, e dando o efeito contrário, ou seja, ganhando peso.

O óleo de abacate é uma maneira interessante para ser consumido. Pode ser um substituto do óleo de soja ou fazendo maionese com o óleo extraído do abacate. Veja a receita abaixo:

A melhor maneira e mais saudável é comer o abacate maduro, sem adição de leite ou açúcar. O consumo em exageros, mesmo sem adição de outros ingredientes também pode engordar.

Muitos misturam o abacate e limão. O creme fica delicioso, porém, segundo alguns especialistas, ao consumir o abacate com limão, a fruta perde suas características antioxidantes. Não só essas características, como vários outros benefícios.

Mulheres grávidas ou amamentando podem comer o abacate. Ele contém vários benefícios para a mamãe e o bebê. Todos eles já foram listados nesse artigo.

Como usar o abacate?

Você pode usar a máscara de abacate no rosto ou no corpo, além do cabelo. Vejam algumas receitas caseiras.

Máscara facial de abacate

  • ¼ abacate
  • 1 banana
  • 2 colheres de 100% cacau em pó, sem açúcar
  • Melado de cana

Instruções: Misture os ingredientes dentro do liquidificador ou processador. Bata todos juntos.

Veja o vídeo da modelo Luíza Brunet ensinando passo a passo em vídeo.

Deixe a máscara por 15 minutos e reaplique de 15 em 15 dias.

Máscara capilar

A receita é muito parecida, não muda em nada. Ideal para usar como uma máscara de hidratação. Veja o vídeo abaixo:

Efeitos colaterais do abacate

Apesar de todos os benefícios, o excesso no consumo do abacate pode trazer alguns riscos. Dentre eles:

  • Vômito
  • Náusea
  • Diarréia
  • Dor de cabeça
  • Sensibilidade à luz.

Como plantar abacate?

Embora seja uma fruta de baixo custo, plantar o abacate é uma maneira barata e fácil de conseguir a fruta. Ele é muito fácil de ser cultivado e só precisa de uma semente.

Veja esse vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *