Chá de noz-moscada contra sudorese? O que dizem os estudos?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Transpirar é natural e necessário. É através da liberação de suor que nosso organismo realiza o equilíbrio térmico e elimina toxinas que acumulamos ao longo do tempo.

Apesar disso, a sudorese, principalmente a excessiva, conhecida como hiperidrose, pode ser muito incômoda.

E como se não bastasse ter de lidar com os constrangimentos causados pela sudorese, especialmente durante o verão, a busca por um tratamento eficaz para essa condição é uma dor de cabeça à parte.

Existem inúmeros tratamentos disponíveis atualmente, desde dermocosméticos como antitranspirantes e pomadas até cirurgias como a simpatectomia.

Apesar disso, a grande maioria desses tratamentos oferece efeitos colaterais muito desagradáveis.

Por exemplo, o uso de antitranspirantes com cloreto de alumínio, uma substância potente no controle da sudorese, costuma ressecar a pele e até mesmo irritar, causando queimaduras.

A simpactectomia, além de ser um procedimento super invasivo e dolorido, pode resultar na hiperidrose compensatória.

Por razões como estas, a busca por um tratamento natural para a sudorese excessiva tem se tornado cada vez mais comum.

Mas investir expectativa e dinheiro num tratamento é frustrante independente dele ser natural ou não, por isso hoje vamos te falar tudo que você precisa saber sobre o tratamento para sudorese com chá de noz-moscada. Será que é eficiente, mesmo?

Se ficou curioso(a) para saber a resposta, é só continuar a leitura!

Propriedades da noz-moscada

Imagem: Pixabay/Mareefe

A noz-moscada é um tempero popular feito das sementes de Myristica fragrans, uma árvore perene tropical nativa da Indonésia.

Essa especiaria possui propriedades anticolinérgicas, ou seja, ela inibe a ação da acetilcolina, principal responsável pela transpiração.

Além disso, a noz-moscada também oferece inúmeros outros benefícios, como ação antioxidante, anti-inflamatória, melhorar a circulação sanguínea, prevenir doenças do coração e até mesmo melhorar o humor.

Em relação ao controle da sudorese, a noz-moscada pode ser utilizada tanto no tratamento da hiperidrose primária, que possui um fator genético e está relacionada a problemas emocionais como estresse e ansiedade, quanto no tratamento da hiperidrose secundária, que está diretamente relacionada a certas doenças e ao uso de certas medicações.

Os portadores de hiperidrose secundária também sofrem com a sudorese noturna e em repouso, diferentemente da maioria dos portadores de hiperidrose primária.

Como já citamos anteriormente, a noz-moscada conta com anticolinérgicos. Essa substância pode ser produzida sinteticamente e, inclusive, é muito utilizada em medicamentos para o tratamento da hiperidrose, como o Retemic.

Porém, esse tipo de medicamento necessita de prescrição médica e, além disso, não é uma opção natural.

Ao que tudo indica, o uso do chá de noz-moscada pode ser realmente eficaz no controle da sudorese, mas ainda é cedo para afirmar com 100% de certeza.

Estudos ainda estão em andamento, porém essa planta oferece inúmeros benefícios, logo não custa nada testar sua eficácia.

Como tratar a sudorese com chá noz-moscada?

Imagem: Pixabay/Scym

Além de todos os benefícios que já citamos anteriormente, a noz-moscada ainda é ótima para curar a insônia. Ingerir chá de noz-moscada antes de dormir potencializa seus efeitos pois durante o sono as glândulas sudoríparas estão menos ativas.

Para fazer seu chá de noz-moscada, é muito simples. Basta ter em mente que para cada 1 litro de água fervente você deverá colocar meia colher de café de noz-moscada em pó ou ralada na hora, mesmo. Fica a seu critério.

Depois de ferver a água, coloque o pó de noz-moscada e tampe a panela por 10 minutos. Após esse período, use um coador pare retirar o pó e tome uma xícara do chá antes de dormir todos os dias por um mês.

Após esse período, os resultados já devem começar a aparecer. Lembre-se que cada organismo reage de uma forma e é provável que esse método não funcione com você, mas não desanime, pois há inúmeras outras alternativas naturais para o controle da sudorese.

Precauções

Imagem: Unsplash/Sarah Cervantes

Embora seja improvável que a noz-moscada cause danos quando consumida em pequenas quantidades, tomá-la em altas doses pode causar efeitos colaterais adversos.

Ela contém os compostos miristicina e safrol que, quando ingeridos em grandes quantidades, podem causar sintomas como alucinações e perda de coordenação muscular.

Casos de intoxicação por noz-moscada foram relatados em pessoas que ingeriram 5 gramas de noz-moscada. Sua toxicidade pode causar sintomas graves, como taquicardia, náusea, desorientação, vômito e agitação. Pode até levar à morte quando combinada com outras drogas.

É importante notar que os efeitos tóxicos desta especiaria estão ligados à ingestão de grandes quantidades de noz-moscada – não às pequenas quantidades normalmente usadas na cozinha.

Para evitar esses efeitos colaterais potencialmente prejudiciais, evite consumir grandes quantidades de noz-moscada e não a use como droga recreativa.

Mulheres grávidas não podem ingerir chá de noz-moscada pois ele é abortivo e os pais devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento com chá de noz-moscada em crianças menos de 9 anos.

Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento para sudorese, mesmo que ele seja de origem natural.

Conclusão

Imagem: Pixabay/TerriC

Embora os estudos ainda estejam em andamento e não seja possível afirmar com 100% de certeza, o chá de noz-moscada tem tudo para ser considerado uma ótima opção de tratamento natural para a sudorese excessiva.

Resta esperar para que a ciência nos confirme sua eficácia, mas você pode iniciar o tratamento na sua casa se não possuir nenhuma contraindicação.

A noz-moscada oferece diversos benefícios, desde melhoras na insônia até propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, então mesmo que ela não consiga controlar sua sudorese, pois cada corpo reage de uma maneira, você ainda estará consumindo uma planta super saudável e seu corpo irá lhe agradecer.

E aí, o que você está esperando para controlar a sudorese excessiva com o chá de noz-moscada?

Não esqueça de nos contar aqui nos comentários o que achou dessa alternativa natural de tratamento para sudorese!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *