O fundo do mar é um mix de sentimentos e sensações. Algumas pessoas sentem medo e outras, curiosidade.
Independentemente do grupo em que você se encaixa, podemos falar que as profundezas do mar trazem um ar de suspense e mistério.
Mas, para além disso, até então, o que se sabe sobre o fundo do mar é que ele é um ambiente predominante rico em ilhas vulcânicas, cadeiras de montanhas, fossas oceânicas e, claro, muitas e diversas espécies de animais, corais e plantas, como as algas.
Nós, humanos, de forma geral, devido à cadeia alimentar, incorporamos muitos desses elementos em nosso dia a dia, especialmente em nossa alimentação.
Além disso, utilizamos muitos deles como uma complementação das refeições justamente pela presença de nutrientes.
Um desses casos é a Spirulina. Mas você sabe o que, de fato, é isso? Quais os benefícios e efeitos colaterais esse elemento pode nos proporcionar? Provavelmente não, né?
Diante disso, hoje, decidimos explorar mais sobre esse tema. Então, quer saber mais sobre o assunto? Acompanha a leitura conosco!
Spirulina: o que é?
Chá de Dente de leão emagrece?
A Spirulina – ou espirulina – é conhecida, por muitos, por ser uma espécie de microalga.
Entretanto, cientificamente, ela caracteriza-se como uma cianobactéria flamentosa do gênero Arthrospira.
Nesse caso, as espécies mais comuns de Spirulina são:
- Spirulina platensis (Arthrospora platensis)
- Spirulina maxima (Arthrospora maxima)
- Spirulina fusiformis (Arthrospora fusiformis)
Esse elemento pode ser encontrado em água doce ou salgado, pois seu cultivo apresenta um baixo custo.
Diante disso, ela é predominante rica em nutrientes que, por sua vez, proporcionam muitos benefícios. Então, a Spirulina é fonte de:
- Ácidos graxos
- Aminoácidos essenciais
- Antioxidantes
- Carboidratos complexos
- Lipídios
- Minerais
- Proteínas
- Vitaminas
Por isso, tal elemento sempre foi bem útil em nossa alimentação. Entretanto, a Spirulina não apresenta a estética e um aroma tão convidativos.
Dessa maneira, ela é sempre muito encontrada em suplementos alimentares em forma de comprimidos.
Além disso, a Spirulina em pó e a Spirulina em cápsulas também são uma realidade.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR SUA SPIRULINA!Para que serve Spirulina?
A Spirulina é formada por nutrientes que contribuem – e muito! – para melhorar a nossa saúde e, consequentemente, à promoção de uma melhor qualidade de vida e um bem-estar físico.
Isso porque ela apresenta, especialmente, as seguintes propriedades:
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
Sendo assim, os principais benefícios da Spirulina correspondem a:
- Ajudar no tratamento do problema da anemia
- Auxiliar no tratamento da diabetes
- Melhorar os sintomas da rinite alérgica
- Contribuir na resistência muscular e no aumento da força e desempenho em exercícios
- Reduzir a pressão arterial
- Aprimorar a disposição
- Prevenir doenças cardiovasculares (como infarto e derrame)
- Estimular a produção de anticorpos e citocinas
- Regular o metabolismo
Muitas pessoas utilizam a Spirulina para emagrecer. Isso porque a presença de alguns antioxidantes no organismo faz com que esse elemento atua reduzindo os níveis de gordura, dos triglicerídeos bem como do colesterol total e do ruim (LDL).
Além disso, de acordo com o estudo cujo nome, em português, é “efeitos da espirulina na perda de peso e lipídios no sangue: uma revisão”, a cianobactéria reduz a gordura corporal, a circunferência da cintura bem como o índice de massa corporal e proporciona saciedade.
Embora estes benefícios da Spirulina sejam conhecidos, outros efeitos ainda são desconhecidos: por exemplo, não encontramos nenhum estudo que comprovasse que a Spirulina tira o sono – ou não.
Como tomar Spirulina?
CALÊNDULA E SUAS PODEROSAS PROPRIEDADES
A Spirulina é um complemento alimentar desidratado. Dessa maneira, geralmente, ele é comercializado na forma de comprimido, cápsulas e em pó, como citamos anteriormente.
Assim, as pessoas podem encontrar esse elemento em lojas de produtos naturais e de suplementos.
Nesse caso, é fundamental adquirir a Spirulina em um estabelecimento fiscalizado e que apresente produtos de qualidade e dentro da validade.
Apesar dessa facilidade em acha-lo, ressaltamos a importância e recomendamos a consulta com um médico ou nutricionista antes de incorporar a Spirulina na rotina.
Tais profissionais poderão orientar e indicar a dose diária ideal.
Além disso, esses especialistas são os responsáveis por vetar o uso da Sipirulina bem como suspender sua utilização por receio do aparecimento ou desenvolvimento de determinadas reações que podem prejudicar a saúde do indivíduo que está consumindo esse suplemento.
Efeitos colaterais da Spirulina
Os efeitos colaterais da Spirulina são raros de acontecer. Entretanto, apesar disso, há uma possibilidade do aparecimento deles.
Por isso, é fundamental saber quais são para que, caso aconteçam, o uso seja imediatamente suspenso. Os principais efeitos relatados são:
- Dores de cabeça
- Náuseas
- Diarreia
- Vômitos
- Enjoo
A Spirulina também pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, especialmente se elas consumirem de forma excessiva.
Esses efeitos não necessariamente aparecerão e, assim como o uso de outros produtos, podem aparecer em determinadas pessoas e em outras, não.
A comunidade cientifica ainda desconhece os feitos e as ações da Spirulina em mulheres grávidas bem como as que estão amamentando.
Então, não recomenda-se a ingestão dessa substância para esse grupo de pessoas.
Além disso, pessoas com fenilcetonúria e crianças também não devem consumir a Spirulina em cápsulas, a Spirulina em pó e em comprimidos.
De qualquer forma, ressaltamos a importância de, antes da ingestão dessa substância, o aval de um profissional especializado no assunto.
E você, já conhecia a Spirulina?
Já consumiu esse suplemento?
Se sim, como foi sua experiência?