Cranberry e seus 8 benefícios para o corpo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Sofre com frequência de infecção urinária e cistite? Não quer tomar remédios prescritos devido os seus efeitos colaterais? Buscando um tratamento alternativo que tenha propriedades antioxidante, e ainda consiga acabar com a infecção urinária?

Então conheça Cranberry, uma pequena fruta vermelha originária da América do Norte que contém muitos benefícios, e é muito utilizada na culinária e como um medicamento natural.

O que é Cranberry?

Cranberry também conhecido como oxicoco em algumas regiões, é popularmente mais consumido nos Estados Unidos, Canadá e Chile.

No Brasil a fruta não é facilmente encontrada, devido não conseguir se adaptar ao nosso clima. Por isso é mais fácil encontrar a fruta Cranberry sendo comercializada aqui no nosso país, em forma de sucos em pó ou em poupas, em suas formas secas ou congeladas e também em cápsulas.

Sua plantação é rasteira e pode produzir por até 100 anos, pois floresce somente uma vez por ano, do qual é muito comum que nos primeiros anos de sua colheita o número de quilos de Cranberry é menor por hectare.

No entanto com o passar do tempo essa mesma plantação pode produzir até 30 mil quilos.

Pela plantação de Cranberreis serem rasteiras, elas precisam de muita água, muita mesmo.

Tanta água que acaba formando piscinas em tornos das plantação, além disso suas plantações também são mundialmente famosas por acrescentar beleza ás paisagens ao seu redor pela sua cor vermelha vibrante.

Cranberry é cereja?

Apesar delas visualmente serem quais idênticas, elas não são iguais.

E a diferença são os gêneros que cada uma pertence, por exemplo a fruta cereja pertence ao gênero botânico Prunus L, mesma classe das ameixas, pêssegos, damascos e amêndoas.

Já a fruta Cranberry, pertence ao gênero Vaccionium L, que é o mesmo gênero do mirtilo, uva-do-monte e vacínio.

Para que serve o Cranberry?

As pequenas frutas de Cranbeirres possuem diversos benefícios para o corpo humano, devido serem ricas em vitaminas (A, C, E e K), como também possuem minerais tais como o zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio, além de conter uma boa quantidade de fibras.

No entanto seu principal benefício é o seu poder antioxidante e o combate a infecção urinária.

Abaixo conheça as vantagens de adotar essa fruta a sua dieta.

Elimina infecções do trato urinário

A infecção do trato urinário, ou infecção urinária, é uma doença do qual atinge crianças, idosos e 50 vezes mais as mulheres.

Do qual é um tipo de inflamação bacteriana, que provoca uma necessidade dolorosa de ir ao banheiro para urinar constantemente, e em casos mais graves provoca dores abdominais e apresenta sangue na urina.

Estas infecções ocorrem devido o aparecimento da bactéria de nome, Escherichia coli, ou E. coli.

E por a fruta Cranberry ter altos níveis de proantocianidinas, que é um composto muito comum em várias plantas, do qual sua ação é impedir que a bactéria Escherichia coli, ou E. coli se prenda a parede de revestimento da bexiga e do trato urinário e se prolifere.

Tornando assim os cranberries uma possível medida eficaz na resolução de problemas de infeção no trato urinário ou até mesmo na prevenção de bactérias que causa infecções.

Melhora a saúde bocal

Assim como as proantocianidinas impedem a proliferação de bactérias no trato urinário, ela também beneficia e auxilia a saúde da bocal, impedindo a multiplicação de bactérias maléficas que são responsável pelas cáries e gengivite.

Protege o sistema imunológico

A fruta Cranberry é uma ótima aliada para previnir futuras infecções virais como a gripe, ou bacterianas como a infecção urinária.

Graças a substância presente na fruta que se chama proantocianidina, do qual somada as demais defesas do nosso corpo potencializa o nosso sistema imunológica e o mantém muito mais forte e protegido diante dessas possíveis doenças.

Trata a constipação

Devido os Cranberries terem uma quantidade significativa de fibras, eles conseguem previnir episódios de prisão de ventre e também de diarréia.

Fazendo com que o intestino funcione de maneira mais regulada, desta forma pessoas que sofrem com um intestino preguiçoso do qual incluem sintomas de gases, inchaços e dificuldades para evacuar, encontram nessa frutinha uma a solução para aliviar estes problemas desagradáveis.

Além disso, substâncias presentes na fruta como os polifenóis combinados com outros compostos bioativos, ajudam a proteger a microbiota intenstinal, que dessa forma acaba beneficiando funções como antioxidantes e anti-inflamatórias do nosso corpo.

Ajuda na perda de peso

Uma pesquisa realizada no Canadá, pelo Congresso Cardiovascular Canadense, apurou os efeitos do suco da fruta de Cranberry em pessoas cujos os níveis de colesterol eram elevados.

E o resultado foi surpreendente, devido a diminuição dos níveis de gordura ruins no sangue, que consequentemente fez com que as pessoas que participaram da pesquisa perdessem peso.

Além disso, por a fruta ser altamente rica em fibras, ela também consegue prolongar a sensação de saciedade, evitando assim que você comam em excesso e engorde.

Ajuda na saúde do coração

Devido sua ação anti-inflamatório, as frutinhas de cranberreis auxiliam na retardação de doenças cardíacas, além de proteger ao longo do tempo os vasos sanguíneos.

Que quando danificados, os vasos sanguíneos formam placas, do quais são responsáveis por causar a doença de aterosclerose, que é caracterizada pela formação de placas de gordura ou tecido fibrosos nas paredes internas da artérias.

A formação destas placas representam um imenso perigo a saúde do coração, pois elas podem causar infartos, acidentes vasculares como um (AVC) e até mesmo uma doença arterial periférica.

Dito isto, as substâncias presentes nas cranberries conseguem atrasar e suprir a oxidação das gorduras de baixa densidade, como o colesterol ruim (LDL), beneficiando assim as plaquetas sanguíneas.

Previne a doença escobruto

A carência de vitamina C no nosso organismo pode auxiliar para o surgimento da doença escobruto, que é caracterizada por provocar hemorragias e danos nas gengivas, além da queda dos dentes, cabelos e dores nas articulações.

No entanto a frutinha Cranberry é muito rica em vitamina C, mais do que a própria laranja.

E por apresentar níveis tão elevados da vitamina C além de impedir o surgimento desta doença, ela também contribui na produção de colágeno, conseguindo assim um bom funcionamento dos tecidos.

Previne o Câncer

Por sua composição de elementos e substâncias estas frutinhas possuem uma eficácia antitumoral, do qual conseguem desacelerar o surgimento de tumores.

Em uma pesquisa realizada com camundongos com câncer de cólon, apresentou que, o consumo do suco da fruta de cranberreis auxiliou na redução destes tumores cancerígenos em número e tamanho.

E isso só foi possível devido o potencial da fruta Cranberry, em atrasar o desenvolvimento desses tumores.

Podendo assim dizer que a fruta de Cranberry é uma ótima alternativa natural para a prevenção de câncer de mama, pulmão, cólon ou próstata.

Além disso é possível encontrar uma grande quantidade de ácido salicílico, do qual ajuda a reduzir além dos tumores, inchaços e possíveis surgimento de coágulos sanguíneos.

Sua ação antioxidante também consegue atuar diretamente nos radicais livres, que são responsáveis por danificar a estrutura celular e o DNA.

Combate o envelhecimento precoce

Um de seus benefícios mais famoso, é o retardamento do envelhecimento precoce da pele.

Por o Cranberry conter uma grande quantidade de antioxidantes, e de vitamina C,  ela consegue contribuir para uma maior produção de colágeno para os tecidos da pele, e ainda consegue proteger as células dos danos do radicais livres, deixando a pele com um aspecto mais jovem e nutrida.

Além de combater o envelhecimento precoce da pele, ela também previne surgimento de acnes e cravos, reduz a oleosidade capilar, ajuda no crescimento dos fios, e combate a alopecia e a calvície masculina.

Essa fruta ainda ainda possui fitonutrientes, dos quais reduzem problemas degenerativos como a falta de coordenação e a perda de memória.

Onde vende Cranberry?

Atualmente não são todos os mercados ou lojas de produtos naturais que comercializam a fruta Cranberry no Brasil, então ela contínua a ser importada na maioria dos casos.

No entanto com sorte é possível encontrar ela em formas de sucos em pó ou polpa e até mesmo a fruta congelada ou na sua forma seca.

Porém a maior possibilidade e facilidade para comprar Cranberry e de obter as suas propriedades benéficas em altas doses são em cápsulas, dos quais você consegue achar facilmente em lojas online de suplementos ou em farmácias de manipulação.

Como usar o Cranberry

Embora a fruta Cranberry possa trazer inúmeros benefícios ao nosso organismo, nutricionistas e médicos recomendam que a quantidade não seja exacerbada.

Por exemplo existe variações entre as quantidades exatas estipuladas entre cada profissional, mas, em média o ideal é que se consuma no máximo 500 gramas por dia, ou seja se você optar por tomar Cranberry em cápsulas, tome duas de 250mg diariamente.

Já referente ao suco, o recomendado é que se consuma entre 200 ml a 480 ml por dia.

Contraindicações do Cranberry

Pessoas que fazem uso de diluidores de sangue ou são alérgicos a aspirina ou que já tiveram cálculo renal não devem fazer uso de Cranberries, sem orientação médica.

Isso porque, esta fruta combinado com outros medicamentos pode provocar hemorragias, e aumentar as chances de um desenvolvimento de pedras nos rins.

O consumo de cranberry, também é contraindicado para pessoas que são alérgicas a algum componente existente da fruta, como o ácido salicílico.

Portanto é fundamental, cautela ao consumir a fruta Cranberry.

Tabela nutricional do Cranberry

Confira as informações da tabela nutricional para 100 gramas de Cranberry.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *