Cravo da índia e seus 7 principais benefícios

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Cravo da índia, é uma especiaria que com certeza você está familiarizado, afinal o seu uso na cozinha é muito comum.

No entanto, além do sabor que o cravo é capaz de oferecer aos pratos culinários, você sabia que ele também possui inúmeros benefícios para saúde, e o seu uso na forma medicinal acontece há milhares de anos.

Cientificamente chamado de Syzgium aromaticus o cravo da índia além de possuir propriedades medicinais como: ação analgésica, anti-séptica e afrodisíca também é uma fonte rica de nutrientes como: vitamina A, vitamina E, vitamina K, beta-caroteno, magnésio, cálcio, potássio, ácido graxos e ômega-3.

Os principais benefícios da cravo-da-índia para a saúde são:

Anti-séptico natural

Um estudo em tubo de ensaio com o cravo–da-índia, apresentou que o óleo essencial da especiaria, foi capaz de matar três tipos comuns de bactérias, incluindo E.coli, que é um grupo de bactérias capaz de causar intoxicação alimentar.

Além de ser um anti-sético natural, o cravo-da-índia também demonstrou conter propriedades antimicrobianas cujo sua ação auxilia na prevenção de crescimento de bactérias nocivas.

Poderoso antioxidante

O cravo-da-índia contém um composto chamado eugenol, que demonstrou atuar como um antioxidante natural.

Inclusive em um estudo realizado em tubo de ensaio, com o cravo-da-índia, foi possível observar e comprovar que o eugenol presente na especiaria conseguiu interromper os danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Combate dores

 Ainda graças a substância eugneol presente na especiaria e segundo vários estudos realizados, o cravo-da-índia é capaz de combater dores como: cólicas menstruais, dores de cabeça, baixar febre e ainda tratar possíveis inflamações de gengivite e garganta se tornando assim um poderoso anti-inflamátorio.

Previne o câncer

Em um estudo em tubo de ensaio foi descoberto que o extrato de cravo ajudou a parar o crescimento de tumores e ainda promoveu a morte celular em células cancerígenas

Outro estudo em tubo de ensaio observou resultados semelhantes, mostrando que quantidades concentradas de óleo de cravo causavam morte celular em 80% das células cancerígenas esofágicas.

Controla a insulina

Um estudo realizado em animais descobriu que o extrato de cravo ajudou a controlar o aumento de açúcar no sangue em ratos com diabetes. (3Fonte Confiável)

Outro estudo em tubo de ensaio e em animais analisou os efeitos do extrato de cravo e da nigericina, um composto encontrado em cravo, tanto nas células musculares humanas quanto em ratos com diabetes.

Verificou-se que o cravo e a nigericina aumentam a captação de açúcar do sangue para as células, aumentam a secreção de insulina e melhoram a função das células que produzem insulina

Ou seja em combinação com uma dieta equilibrada, o cravo pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Auxilia na perda de peso

O cravo-da-índia consegue aumentar a secreção de enzimas gastrointestinais, cujo automaticamente tende a melhorar a digestão aliviando possíveis problemas como: prisão de ventre, náuseas e mal estar estomacal. Além disso, ele também consegue acelerar o metabolismo humano, auxiliando assim para uma queima rápida de gordura.

Abre o apetite sexual

O extrato de cravo-da-índia é um ótimo remédio caseiro contra impotência sexual porque ele aumenta a libido, devido as suas propriedades afrodisíacas.

Formas de utilização do cravo da índia

O cravo-da-índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre.

  • Para o chá: Colocar 10g de cravinho numa panela com 1 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.
  • Pó:Tomar de 200 à 500 mg diluídos em água, por 2 ou 3 vezes ao dia;
  • Óleo essencial:Aplicar 2 ou 3 gotas numa bola de algodão e aplicar nas áreas desejadas.

 

Preparações fitoterápicas como cremes ou géis contendo cravo-da-índia podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação

Contra indicações do cravo da índia

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *