Erva unha de gato: seus benefícios e para que serve

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A unha de gato, que também atende pelo nome cientifico Uncaria tomentosa, é uma planta medicinal trepadeira que pode crescer até 30 metros de altura, seu nome vem de seus espinhos em forma de gancho, que se assemelham as unhas de um gato.

Originária da Amazônia mas também podendo ser encontrada em outras áreas tropicais da América do Sul e Central, a erva unha de gato vem sido utilizada desde a época dos incas na medicina alternativa, graças as suas inúmeras propriedades medicinais e benefícios que esta planta oferece a saúde do organismo.

A seguir, listamos 7 benefícios que vão motivá-lo a inserir esta planta em sua rotina.

Altamente nutritiva

Seu primeiro benefício não poderia ser outro. Seu enorme valor nutricional faz da unha de gato uma excelente planta medicinal. Vejamos alguns de seus principais nutrientes:

  • Alcaloides oxindoles: presentes na casca e nas raízes da planta, fortalecem o sistema imunológico do organismo;
  • Hirsutina: um alcaloide que ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Flavonoides: substância que possui funções antioxidantes;
  • Glicosídeos: componentes anti-inflamatórios que auxiliam no combate de artrite, prostatites e inflamações.

Auxilia o sistema imunológico

Os alcaloides oxindoles encontrados na raiz e na casca da planta unha de gato, são os responsáveis por estimular o sistema imunológico do nosso organismo. 

Um pesquisa realizada em 27 homens que incluíram em sua dieta alimentar 700mg de extrato de unha de gato por 60 dias, apresentou um aumento nos glóbulos brancos.

Um outro estudo, apresentou um aumento de 50% no sistema imunológico dos pacientes que fizeram uso regular em sua dieta da planta.

Possui efeito anti-inflamatório

Graças a sua propriedade anti-inflamatória, a planta unha de gato consegue amenizar os problemas que surgem em decorrência de doenças como gota e artrite.

Um estudo publicado no Journal of Rheumatology (Jornal da Reumatologia) concluiu que a erva unha de gato consegue diminuir as dores nas articulações.

Uma outra pesquisa realizada em um grupo de 45 pessoas com osteoartrite no joelho, que incluíram o suplemento de extrato de unha de gato por 30 dias em sua dieta, apresentaram uma melhora da dor e da função das articulações, em comparação com o grupo de controle que não tomou o suplemento.

Ajuda no controle dos radicais livres

Um estudo realizado no ano 2001, mostrou que o consumo da planta unha de gato, durante 8 semanas por pessoas adultas que tinham sido submetidas a quimioterapia resultou na diminuição da danificação do DNA e um crescimento na reparação do mesmo.

Um outro experimento no ano 2006, constatou que a planta unha de gato, consegue proteger as células da pele humana da morte em decorrência da radiação ultravioleta. Graças ao mecanismo da planta do qual consegue aumentar a habilidade das células da pele, para reparar os danos causados ao DNA através da luz ultravioleta.

Auxilio ao tratamentos de outras condições

A planta medicinal unha de gato, também vem sendo usada para auxiliar o tratamento de diversas outras condições de saúde como: síndrome da fadiga crônica, asma, febre dos fenos, doença de Alzheimer, gonorreia entre outros.

Diminui a pressão arterial

Recentemente houve diversas pesquisas sobre a condição médica hipertensão, do qual mostraram que a planta medicinal unha de gato consegue auxiliar na diminuição naturalmente da pressão arterial, sendo usada inclusive com esse objetivo pela medicina chinesa tradicional.

O efeito é graças a um alcaloide chamado hirsutina que atua como um bloqueador dos canais de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial.

Além disso, eles ainda conseguem dilatar e relaxar os vasos sanguíneos, fazendo assim com que o sangue flua de maneira mais saudável e suave.

Combate a herpes

Um estudo realizado no ano de 2011 e divulgado no Food and Chemical Toxicology (Tpxicologia Química e Alimentar) apresentou que a planta unha de gato, possui propriedades do qual conseguem combater a herpes.

Ajuda a combater a asma

Graças a suas propriedades e  acções anti-inflamatória e analgésica a erva unha de gato consegue cooperar para amenizar e até mesmo combater a infecção respiratória causada pela asma.

Ajuda pacientes portadores de HIV

Não existem estudos suficientes ainda sobre a eficácia da unha de gato nestes casos, mas seus componentes que auxiliam no aumento da imunidade, fazem com que a planta medicinal unha de gato seja indicada para portadores do vírus HIV. No Peru já existem tratamentos de HIV com a planta.

Contra–indicações

Mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 3 anos não devem consumir a erva unha de gato.

Pessoas que possuem doenças autoimune como lúpus, esclerose múltipla e tuberculose ou são diagnosticadas com leucemia não devem consumir a planta medicinal unha de gato.

Já quem possui histórico de úlcera péptica ( ferida interna no esôfago, duodeno e estômago) ou tem cálculos biliares, e optar por usar a planta, precisara usar com muito cuidado, pois ela estimula as secreções ácidos no estômago.

Como podemos notar, a unha de gato é um medicamento fitoterápico de grande importância para tratamentos de diversas doenças, diminuindo seus sintomas ou combatendo-as de vez.

Quando respeitada as contraindicações e ingerida nas quantidades recomendadas, a unha de gato é um ótimo ingrediente natural para se incluir no dia a dia e aproveitar seus inúmeros benefícios

Efeitos Colaterais

A planta medicinal é considerada segura se consumida em doses baixas e por um curto prazo, no entanto ainda assim pode causar alguns sintomas como náusea, dor de estômago, dor de cabeça e diarreia, se consumida em grandes quantidades.

Como fazer chá de unha de gato

  • Ferva cerca de 500 ml de água;
  • Em seguida, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de folhas de unha de gato trituradas;
  • Tampe o recipiente e deixe fazer a infusão por 10 minutos;
  • Coe a mistura;
  • Beba quando estiver em uma temperatura agradável.

Apesar de ser considerada uma bebida natural, não se deve ultrapassar a quantidade máxima recomendada, que é de uma xícara três vezes ao dia.

Outras formas de consumo

Por ser uma planta que é reconhecida como um medicamento fitoterápico pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é possível encontrar ela sendo comercializada em lojas de produtos naturais em suas mais diversas formas para consumo confira.

  • Cápsulas: pode ser consumida em quantidades de 300 mg a 500 mg (1 cápsula) de 2 a 3 vezes ao dia. Tem como função auxiliar em problemas digestivos;
  • Comprimido: diferentemente das cápsulas, que são revestidas, os comprimidos possuem atuação mais direta e rápida no organismo. Portanto, recomenda-se a quantidade máxima de 350 mg ao dia, ou seja, 1 comprimido 2 vezes ao dia;
  • Gel: o gel ajuda no tratamento de inflamações osteoarticulares (ossos e juntas), reumatismo e artrite reumatoide. Essa forma de consumo é tópica, ou seja, direto na pele. Portanto, deve ser aplicado sobre a área afetada na forma de massagem local;
  • Tinturas: a unha de gato pode ser utilizada também como tinturas, que são extratos concentrados, produzidos com ervas picadas e álcool. Para essa forma de consumo, recomenda-se ingerir de 2,5ml a 5 ml, 1 ou 2 vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *