Eucalipto e seus 8 benefícios

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

O eucalipto é uma árvore perene alta nativa da Austrália, Tasmânia, e de algumas ilhas próximas, embora exista mais de 300 espécies o tipo mais comum e mais utilizado é conhecido como: goma azul, cujo pertence a espécie Eucalyptus globulus.

São as folhas e os galhos frescos das árvores de eucalipto da espécie globulus, que são globalmente utilizados para fabricação de: medicamentos, pomadas, óleos, aromatizantes, purificador de ar, entre outras produtos.

Acredita-se que o eucalipto tenha várias propriedades medicinais, embora nem todas tenham sido confirmadas por pesquisas. Abaixo estão oito benefícios do óleo de eucalipto.

Propriedades microbianas

Há milhares de anos atrás, os aborígines australianos já utilizavam as folhas da árvore de eucalipto para tratar feridas e prevenir possíveis infecções.

Curiosamente também no final do século 19, a maioria dos hospitais da Inglaterra, começou a utilizar o óleo de eucalipto para realizar a limpeza dos cateteres urinários.

Porém foi somente em fevereiro de 2016, que um grupo de pesquisadores da Sérvia, encontraram de fato evidencias que apoiam a ação antimicrobiana do eucalipto.

Problemas respiratórios e resfriados

Todos os sintomas de doenças como tosse, resfriado, congestão nasal, sinusite, dor de garganta, asma entre outros problemas respiratórias, podem ser amenizados a partir de medicamentos com base de eucalipto, graças a sua ação expectorante.

Repelente de insetos

Em 1948, os Estados Unidos registraram oficialmente o óleo de eucalipto como inseticida e miticida, por matar ácaros e carrapatos.

O óleo de eucalipto limão é recomendado por alguns como repelente de insetos; é eficaz em manter os mosquitos afastados.

Em 2012, pesquisadores de Nova Délhi, na Índia, descobriram que o óleo de E. globulus era ativo contra as larvas e pupas da mosca doméstica. Eles sugeriram que poderia ser uma opção viável para uso em produtos ecológicos para controlar moscas domésticas.

Ação analgésica

Pesquisas indicam que o óleo de eucalipto pode conter propriedades analgésicas.

Em um estudo publicado no American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation , os cientistas aplicaram Eucalyptamint na pele anterior do antebraço de 10 pessoas.

Cujo, nesse estudo os cientistas concluíram que o eucalipto, conseguiu atingir respostas fisiológicas significativas do qual foram benéficas para o alívio da dor.

Estimula o sistema imunológico

 De acordo com estudos publicados na BMC Immunology, os pesquisadores descobriram que o óleo de eucalipto poderia melhorar a resposta fagocítica do sistema imunológico aos patógenos em modelo de rato. A fagocitose é um processo cujo o sistema imunológico consome e destrói partículas estranhas.

Cicatrização

 As propriedades anti-inflamatórias do eucalipto podem aliviar os sintomas do herpes. A aplicação de óleo de eucalipto em uma afta pode reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização.

 Saúde bucal

 O potencial antibacteriano e antimicrobiano do eucalipto foi aproveitado para uso em alguns enxaguatórios bucais e preparações dentárias. Também é possível que os produtos com base de eucalipto ajudem a prevenir o acúmulo de placas nos dentes e gengivas, atacando as bactérias que causam cáries.

Cuidados e Precaução

 Normalmente, os produtos de eucalipto são altamente seguros, desde que o óleo seja diluído. Não se deve aplicar o óleo de eucalipto diretamente sobre a pele até que seja diluído com um óleo transportador, como o azeite.

A diluição deve estar entre 1% e 5% de óleo de eucalipto, entre 95% e 99% de óleo transportador; isso equivale a aproximadamente uma a cinco gotas de óleo essencial em uma onça de óleo transportador.

O eucalipto pode produzir irritação e sensação de queimação. Não deve ser usado muito perto dos olhos.

É importante fazer um teste de alergia antes de usar o eucalipto, pois é altamente alergênico. Um teste de alergia pode ser feito adicionando o óleo de eucalipto no óleo transportador e colocando uma gota no braço. Se não houver reação em 24 horas, é seguro usá-lo

Não é seguro tomar óleo de eucalipto por via oral, pois é venenoso.

Os sinais de envenenamento por eucalipto incluem tontura, sensação de asfixia e pupilas pequenas. É importante notar que o eucalipto pode interagir com outros medicamentos e afetar o fígado.

As crianças são mais sensíveis aos óleos essenciais, portanto, deve-se tomar cuidado ao usar eucalipto em crianças. O uso deve ser evitado durante a gravidez

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *