9 Benefícios do Gengibre que precisa saber

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Desde da antiguidade, até os dias atuais o gengibre é popularmente usado para fins culinários, estéticos e medicinais.

Nativo da Ásia, a raiz do gengibre chegou a Europa através do lucrativo comércio de especiarias. Ela é reconhecida até hoje por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticoagulantes, terapêuticas e também termogênicas.

No entanto, a maioria das pessoas desconhece os diversos benefícios que o gengibre oferece para o nosso corpo de forma natural.

Nesse artigo vamos entender com mais detalhes quais os benefícios do gengibre para a saúde e boa forma.

1. Combate gripe e resfriados

Tomar chá de gengibre quando se está gripado ou resfriado é a melhor coisa que você pode fazer para combater essas doenças virais, pois o gengibre é o melhor anti-inflamatório natural que existe, além de servir como um descongestionante para a garganta e o nariz.

Além de sua ação anti-inflamatória, o gengibre também é muito usado no tratamento de alergias relacionadas ao trato respiratório por conter propriedades anti-histamínicas.

2. Ajuda Emagrecer

O gengibre por ser termogênico, ele consegue aumentar a temperatura corporal. Consequentemente acelera o metabolismo como um todo. Devido toda essa ação que o gengibre tem, faz com que a gente queime mais gordura corporal.

Além de ser pouco calórico, o gengibre ainda estimula as enzimas do fígado a eliminar toxinas, o que acaba gerando uma sensação de saciedade. Isso ajuda diminuir o apetite e a vontade de comer.

3.  Combate a Artrose

O gengibre é usado há séculos para tratar condições inflamatórias.

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que portadores de artrite reumatoide e osteoartite, que consumiram diariamente gengibre, tiveram uma redução dos níveis da dor e uma grande melhoria da mobilidade.

4. Anti-Enjoo

Seja fresco, em cápsulas ou até mesmo em pastilhas, o gengibre é um ótimo aliado potente na hora de combater náuseas e vômitos.

Estudos¹ recentes em mulheres apresentaram que no início de gravidez, ao consumir 1 g regularmente de gengibre, diminuiu significativamente a quantidade de vômitos e enjoos.

Como o gengibre atua basicamente no trato digestivo, ele consegue estimular os sucos gástricos e neutralizar ácidos, que se torna uma boa alternativa para os medicamentos antieméticos.

Pacientes com câncer, também podem se beneficiar do gengibre devido as náuseas causadas pelo tratamento de quimioterapia.

5. Baixar pressão alta

Colesterol alto pode entupir as artérias e vasos sanguíneos do nosso corpo. É por causa destes “bloqueios” que a nossa pressão arterial aumenta.

No entanto, o gengibre possui substâncias presentes que auxiliam na diminuição do nível do colesterol, conseguindo assim ter uma ação anti-hipertensiva.

Vale a pena comentar também, que o gengibre consegue prevenir a coagulação sanguínea, o que permite o fluxo sanguíneo correr normal, evitando assim possíveis doenças cardíacas e AVC (acidentes vascular cerebral).

6. Beleza

Quando o assunto é beleza, o gengibre é considerado a especiaria mais completa em tratamentos.

Pois além de conseguir diminuir acne, também elimina manchas, retarda os sinais de envelhecimento e ainda deixa a pele macia.

Por acelerar o fluxo da corrente sanguínea com sua ação termogênica, ele ainda possui efeitos comprovado no combate a queda de cabelo e celulites.

7. Controla a Diabetes

Por o gengibre ser de baixo valor calórico, ele pode ser consumido por portadores de diabetes sem risco algum de aumentar o nível de glicose no sangue.

Estudos² recentes da Universidade de Sidney comprovaram que o gingerol, que é o principal ativo do gengibre, tende a aumentar a captação de glicose pelas células musculares sem precisar da insulina.

8. Anti-Ácido Natural

Durante anos, o gengibre tem sido um ingrediente super importante na medicina, por conseguir aliviar os desconfortos gástricos, como úlceras e gastrites, seu uso tem sido tão popularmente conhecido. É normal você achar receitas caseiras de sucos para combater gastrite ou úlceras com gengibre.

9. Combate a dor muscular

Um estudo³ recente comprovou, devido o gengibre conter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ele consegue combater dores musculares induzidas por atividades físicas diárias.

Atualmente, o gengibre é encontrado sendo comercializado de diversas formas, como fresco, seco, em pó, cápsulas, pastilhas, óleo, medicamentos, cosméticos e alimentos.

Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.

Como tomar o gengibre para cada necessidade?

Se você quer evitar enjoos, tontura, náuseas e aliviar dor crônica ou da artrite reumatoide o ideal é que você consuma  gengibre até três vezes ao dia ou a cada quatro horas, conforme a sua necessidade.

A dose habitual é de 100 a 400 mg do extrato padronizado na forma de comprimidos.

Agora se o seu objetivo é emagrecer, aliviar dores causadas por gastrite, parar a queda de cabelo e até mesmo combater as celulites e resfriados, o ideal é que você faça um chá da raiz fresca de gengibre.

Receita

  • Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente).
  • Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado.
  • Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minuto.

Tome o chá sempre depois das refeições.

Para dores musculares: O ideal é misturar 25 gotas de óleo de gengibre com 15 ml de óleo de amêndoas. Pode usar outro óleo neutro e passar nas áreas doloridas.

Os efeitos colaterais do gengibre são poucos. Só em caso de consumir doses muito altas que a pessoa pode apresentar uma leve azia, diarreia e irritação na boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *