Você é um leitor/uma leitora assídua do Cura das Plantas? Sim ou não?
Se for, você já leu algum dos nossos artigos falando dos benefícios das plantas para nosso corpo.
Isso porque, como contam com componentes químicos, assumem ações farmacológicas.
Não é à toa que muitas das plantas são métodos de tratamentos para doenças, como artrite.
Mas você sabia que elas também podem grandes aliadas para melhorar doenças de pele?
Uma dessas doenças é o vitiligo. Que tipo de planta pode auxiliar no tratamento? Como?
Sabendo disso, nossa missão é responder as dúvidas utilizando L-Fenilalanina como referencial.
É fácil para saber mais sobre esse assunto: basta acompanhar este artigo até o fim!
Vamos juntos aprender mais?
O que é e para que serve L-Fenilalanina?
Alanina; arginina; cisteína; ácido aspártico; ácido glutâmico. Já ouviu falar em algum destes?
Se sim, sabe a relação entre eles? Não? Bom, os elementos que citamos são aminoácidos não essenciais. Isso significa que o nosso corpo não produz e, por isso, precisamos da reposição.
Esse processo de reposição acontece, principalmente, por meio da alimentação. No contexto da L-Fenilalanina não é diferente já que também é um aminoácido não essencial. Apesar disso, a presença de tal elemento é indispensável visto que este aminoácido é extremamente essencial.
Isso porque a L-Fenilalanina serve, basicamente, para compor as células do corpo humano e dos tecidos. Além dessa utilidade, a L-Fenilalanina também serve para ser convertida em tirosina e, posteriormente, em dopamina e adrenalina. Ambos são hormônios fundamentais a nossa saúde.
Sendo assim, então, a L-Fenilalanina é bem importante para o nosso organismo. Mais que importante, ela também é uma aliada em vários processos do corpo e, ainda, nos garante muitos benefícios. Como muitas pessoas não sabem quais são as vantagens, conheça-as abaixo:
Benefícios da L-Fenilalanina
A L-Fenilalanina tem a capacidade de participar de diversos processos de produção de hormônios, como dopamina, tirosina e adrenalina. Nesse caso, então, os benefícios da L-Fenilalanina são bem extensos e diversos. Não é à toa que tal substância costuma ser para:
- Aliviar a depressão
- Reduzir os sintomas e combater depressão e ansiedade
- Auxiliar no tratamento de diversas doenças como transtorno bipolar
- Permite o equilíbrio de problemas como déficit de atenção
Estas informações estão disponíveis no site Tua Saúde que, por sua vez, deu-se por meio de muitas evidências cientificas. Em determinados casos, a L-Fenilalanina é, de fato, um elemento que ainda precisa de mais estudos para a comprovação. Em outros, a comprovação é certa!
L-Fenilalanina para vitiligo: é verdade ou mentira?
Outra dúvida sobre a L-Fenilalanina é em relação ao vitiligo. Será que tal substância serve para tratar esse tipo de doença? Para explicarmos mais sobre esse assunto, tivemos que recorrer a algumas pesquisas e sites com evidências cientificas. Neles, as evidencias são comprovas.
O vitiligo, para quem não sabe, é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de brancas pelo corpo especialmente nos genitais, cotovelos, joelhos, mãos, pés e faces. Tal doença acontece por conta da carência ou diminuição da produção de melanina.
Ao dizermos que L-Fenilalanina para vitiligo é verdade devemos levar em consideração na produção de tirosina. A L-Fenilalanina sofre o processo de conversão para tirosina, como já explicamos. Assim, quanto menos L-Fenilalanina, menos tirosina bem como menos melanina.
Dessa maneira, então, podemos dizer que a L-Fenilalanina pode ser uma aliada no disfarce das manchas de vitiligo.
No entanto, esse método de tratamento deve ser feito conforme o paciente tenha acompanhamento médico. Este artigo não substitui nenhuma consulta dermatológica.
L-Fenilalanina emagrece?
O processo de emagrecimento pode parecer simples para muitas pessoas: basta aliar boa alimentação com a prática frequente de exercícios físicos. No entanto, essa não é a realidade para todas as pessoas. Nesses casos, o uso da L-Fenilalanina costuma ser recorrente. É bom?
Determinados estudos e pesquisas já indicaram que a L-Fenilalanina atua como um inibidor natural de apetite. Sendo assim, então, tal substância promove, por si só, uma sensação de saciedade para que, assim, não fiquemos com fome e não comermos muita quantidade.
No entanto, apesar de determinados indícios, não podemos dizer, com muita certeza, que a L-Fenilalanina emagrece. Nesse caso, o que esperamos é que novos e inovadores estudos sejam realizados para que esse benefício seja, de fato, comprovado ou não.
Até termos essa certeza, você pode, caso tenha curiosidade, acrescentar a suplementação de L-Fenilalanina em seu dia a dia. Isso deve acontecer por meio de acompanhamento nutricional já que tal profissional é o ideal para prescrever dietas de emagrecimento que gere bons resultados.
Devemos ressaltar que não devemos levar em consideração apenas a perda de peso de qualquer forma. O emagrecimento pode – e deve! – ser feito de forma responsável, consciente e profissional. Por isso, caso seja de seu desejo, procure ajuda nutricional para ajudar na missão!
Como tomar L-Fenilalanina?
A L-Fenilalanina é um aminoácido não essencial e, como explicamos ao longo do texto, não é produzido de forma natural pelo corpo. Para não ter problemas em relação à ausência dessa substância, a L-Fenilalanina precisa da suplementação por meio da alimentação ou cápsulas.
A suplementação precisa, seja pelo possível benefício do emagrecimento ou pelo tratamento do vitiligo, ser prescrita por um acompanhamento médico e nutricional. Assim, o paciente pode, além de obter as vantagens esperadas, evitar possíveis efeitos colaterais da L-Fenilalanina.
Efeitos colaterais da L-Fenilalanina
A L-Fenilalanina não costuma provocar muitos efeitos colaterais, como mal estar. No entanto, apesar de ser bem tolerada, a L-Fenilalanina pode gerar reações adversas mais leves e passageiras, tais quais: alterações no sono, fadiga e náusea.
Por fim, não podemos deixar de informar que médicos e nutricionistas não recomendam a L-Fenilalanina para pessoas que nascem com fenilcetonúria. Esta, por sua vez, é uma doença metabólica congênita que caracteriza-se pela não metabolização desse tipo de aminoácido.
E aí, curtiu o nosso artigo?
Já utilizou suplemento de L-Fenilalanina?
Se sim, como foi a experiência?
Fontes: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17513421/
https://www.tuasaude.com/fenilalanina/
https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/L-Fenilalanina.pdf
No related posts.