Maca Peruana – Benefícios – Para que Serve

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A planta maca é originária do Peru, e recentemente tem conquistado muita popularidade, entre homens e mulheres que desejam aumentar a sua fertilidade e o apetite sexual.

Reza a lenda que, com a intenção de garantir energia ao seu exército, um imperador inca adicionou a maca na dieta de seus soldados. No entanto não demorou muito para o imperador se arrepender. Apesar das vastas vitórias conquistadas, houve um descontrole nos desejos sexuais dos soldados, que ficaram, digamos, muito animadinhos. Por essa e outras lendas, e que a planta de maca chegou a receber o apelido de “Viagra dos Incas”

O que é maca?

A planta da maca, é conhecida cientificamente como Lepidium meyenii.

Ás vezes também é chamada de ginseng peruano, afinal ela é uma planta nativa do Peru, e cresce em condições extremas e muito altas, sendo mais especifica nas altitudes das montanhas Andes.

Considerada um vegetal crucífero, podemos relacionar a maca peruana com outros vegetais bastante conhecidos no uso culinário como o brócolis, couve flor, couve entre outros.

No entanto diferentes dos vegetais comuns citados acima, a única parte comestível da planta da maca, é a sua raiz.

A raiz de maca, é geralmente encontrada nas lojas de produtos naturais em 4 formas, seca, em pó, extrato líquido e também em formas de cápsulas.

O que a ciência diz sobre a Maca Peruana?

Um estudo realizado no ano de 2002 pela Trusted Source, de fato comprovou que a raiz da planta maca peruana, consegue aumentar o desejo sexual nos homens e seus números de espermatozoides.

Enquanto em uma outra pesquisa realizada no ano de 2008 pela mesma empresa, comprovou uma diminuição da disfunção sexual nas mulheres no período pós-menopausa, e sintomas de depressão.

No entanto, os triunfos da maca peruana não pararam por aí, a seguir confira 10 benefícios que planta peruana tem a nós ofercer:

Maca peruana emagrece

Por a maca peruana ser um alimento do qual é rica em fibras e carboidratos complexos, ela consegue atuar no nosso organismo como um inibidor de apetite natural, evitando assim uma grande ingestão de alimentos durante as refeições.

Deste modo a raiz da maca peruana, se torna uma ótima aliada para quem busca emagrecer.

Aumenta a fertilidade do homem

Em um estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia no Peru foi comprovado que a planta maca peruana, consegue de fato atuar na influência da fertilidade do homem.

Nesta pesquisa os participantes que eram homens com idades entre 24-44 anos, adicionaram em sua dieta alimentar durante 4 meses a maca, no que resultou um aumento na quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozoides, o que acabou tornando os homens que participaram desta pesquisas, muito mais fértis.

Reduz os sintomas da menopausa

 A menopausa, é marcada pelo fim dos períodos menstruais na vida de uma mulher. No entanto este acontecimento acarreta diversas alterações hormonais, que acabam causando uma seire de sintomas desagradáveis como: ondas de calor, secura vaginal, alterações no humor, insônia, irritabilidade entre outros…

Entretanto a maca peruana, é capaz de aliviar esses sintomas, pois ela consegue regular os níveis hormonais, para provar isto, foi realizado uma revisão de quatro estudos em mulheres que estavam passando pela menopausa, e que ingeriram a maca peruana em sua rotina diária, no que resultou em uma melhora significativa dos sintomas.

Melhora o humor

Diversos estudos apresentaram que a raiz da maca peruana tem a capacidade de melhorar o humor.

Além disso, ela ainda consegue controlar problemas pscicológicos como os sintomas de ansiedade, e depressão.

Graças ao nutriente que a maca contém, chamado de flavonoides do qual é o responsável por esses benefícios psicológicos.

Energia de atleta

Não é de hoje que o pó da raiz de maca é muito utilizada entre fisiculturistas e atletas, afinal ela também é uma grande aliada, para quem busca ganhar músculos, aumentar a força e energia!

E foi em um pequeno estudo com oito ciclistas masculinos, que está descoberta veio a tona, afinal eles melhoraram o tempo necessário para a conclusão de um circuito de bicicleta de quase 40km, após ingerirem por 14 dias o extrato da maca.

Aumenta o apetite sexual

É normal chegar em uma certa idade, e não ter mais aquele desejo sexual todo de sua adolescência, no entanto esse problema é o maior causador dos divórcios.

Em um estudo realizado no ano de 2010 em 131 pessoas cujos os gêneros eram homens e mulheres, encontrou evidencias de que a maca peruana melhora significativamente o desejo sexual após 6 semanas do seu consumo.

Combate o câncer

Por conter propriedades antioxidantes, a maca peruana consegue combater os radicais livres, do qual são os grandes responsáveis por danificar as células do corpo humano e desenvolver um câncer.

Melhora a função cerebral

Desde da época dos incas, a maca peruana é utilizada para melhorar o desempenho cerebral, estudos realizados com cobaias, apresentaram e comprovaram que, ao consumir a maca peruana ela de fato aumenta a capacidade da memoria e facilita o aprendizado.

Protege o coração

Por ser um tubérculo, a maca peruana é um grande amigo do nosso coração. O seu consumo regularmente, consegue controlar o colesterol ruim (LDL) e aumentar as taxas do bom colesterol.

Além do mais a maca peruana, ainda possui um efeito vasodilatador e contém ômega 3, do qual juntos conseguem combater a hipertensão, e inibir a enzima conversora de angiotensina (ECA).

Disfunção Erétil

A maca peruana também é muito eficaz em pessoas que sofrem com disfunçãoo erétil, um estudo publicado no Journal of Andrology analisou homens com o problema.

Aqueles que consumiram por quatro meses a maca peruana melhoraram o desempenho sexual em comparação com aqueles que não tiveram acesso ao tubérculo.

Como usar a maca peruana?

A maca é um ingrediente fácil de incorporar à sua dieta.

Pode ser tomado como um complemento ou adicionado a smoothies, aveia , assados, barras energéticas e muito mais.

A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem do pó da raiz da maca usada nos estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia.

Onde comprar Maca Peruana?

Você pode encontrar maca em alguns supermercados, em lojas de produtos naturais e na farmácia de manipulação aqui.

Embora a maca amarela seja o tipo mais facilmente disponível, tipos mais escuros, como vermelho e preto, podem possuir propriedades biológicas diferentes.

Possíveis efeitos colaterais

A maca é geralmente considerada segura, no entanto mulheres grávidas ou que estão amamentando devem consultar o médico antes de consumir a planta maca peruana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *