Óleo de coco para emagrecer, pele e cabelo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

O óleo de coco natural é muito versátil, e pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar sabor e também para emagrecer.

Devido à sua versatilidade, o óleo de coco pode ser encontrado facilmente e utilizado para diversas finalidades.

O óleo de coco pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente.

O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes. Saiba mais sobre o óleo de coco extra virgem.

Principais benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é muito versátil, possuindo diversas aplicações e benefícios. Os principais benefícios do uso do óleo de coco são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: Protegendo o organismo contra microrganismos e impedindo o desenvolvimento de doenças;
  • Pele e cabelos mais hidratados: Além de prevenir o aparecimento de rugas devido à sua elevada concentração de antioxidantes em sua composição;
  • Aumento da queima de gordura: Pois dificulta a deposição de gordura circulante no tecido gordo.
  • Aumento da saciedade: Auxiliando assim o emagrecimento, já que a vontade de comer é reduzida.

Além disso, o óleo de coco é capaz de melhorar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Veja como usar o óleo de coco e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios:

1. Como Usar o Óleo de Coco para Emagrecer

4 Formas de usar o Óleo de Coco natural

Um estudo em mulheres adultas mostrou que trocar o óleo de soja por óleo de coco ajuda a reduzir a gordura abdominal e a melhorar os níveis de colesterol, especialmente quando essa troca é feita dentro de uma alimentação balanceada para perda de peso.

Para obter esse resultado, deve-se consumir 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia, de preferência o extra virgem, adicionando este óleo em sucos, saladas, chás ou café, além de ser possível preparar ovos, carnes e peixes . Saiba mais sobre a relação entre óleo de coco e emagrecimento.

2. Como usar o Óleo de Coco para cozinhar

Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, no arroz, para frituras, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.

Para isso, apenas basta substituir a gordura que usa habitualmente, o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco na mesma quantidade. Assim, se usar habitualmente 2 colheres de azeite, basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco extra virgem.

No entanto, não é recomendado consumir mais de 1 colher de sopa por dia, considerando tudo o que a pessoa pode comer num dia.

Este óleo bastante benéfico. Pode facilmente ser preparado em casa e para isso apenas precisa de água de coco e de cocos com casca marrom. Veja como preparar em como fazer óleo de coco em casa.

3. Como usar o Óleo de Coco para Hidratar o Cabelo

Preparar mascaras caseiras com óleo de Coco é bem simples. Sendo apenas necessário escolher alguns ingredientes para a máscara e adicionar algumas colheres de óleo de coco para que o seu cabelo fique mais nutrido, hidratado e forte. Porém, embora muito nutritivo, o óleo de coco não deve ser aplicado puro sobre o cabelo e deve sempre optar por usar óleo de coco extra virgem, prensado a frio e 100% natural.

Veja o que precisa para preparar máscaras caseiras e naturais com óleo de coco:

Máscaras caseiras que podem ser preparadas com Óleo de Coco

Máscaras caseiras que podem ser preparadas com Óleo de Coco:

Tanto a mascara de Babosa e Mel com óleo de coco, como a de Banana e Abacate com óleo de coco, ou mesmo a simples mistura de óleo de coco com azeite, são máscaras caseiras ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços.

Estas máscaras devem ser aplicadas sobre o cabelo lavado e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos restantes. Além disso, para potenciar o efeito das máscaras, pode optar por usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois vão ajudar a aumentar o seu efeito hidratante.

Veja também como usar o óleo de Baru para emagrecer e hidratar a pele e os cabelos.

4. Como usar Óleo de Coco para Hidratar a Pele

Para usar na pele, o óleo de coco é benéfico, pois é um antifúngico e bactericida natural, que apresenta um elevado poder hidratante para a pele, sendo facilmente absorvido.

4 Formas de usar o Óleo de Coco natural

Assim, se tem a pele seca e áspera, experimente colocar um pouco de óleo de coco num algodão e passe em todo o rosto, passando uma maior quantidade na região dos olhos, deixando atuar durante toda a noite.

Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água e também o batom quando está no estado sólido.

Este óleo também pode ser usado para disfarçar as estrias, manchas e imperfeições na pele. Nesse caso, o recomendável é passar diariamente a gordura nas regiões problemáticas, especialmente de manhã e a noite.

Confira uma deliciosa receita de brigadeiro de abacate com óleo de coco no vídeo a seguir:

Como fazer o óleo de coco em casa

Apesar de ser mais trabalhoso, fazer o óleo de coco em casa é mais barato.

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco;
  • 2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos.

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o óleo de coco em casa é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, mas sem sol por mais 6 horas.

Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar. Para retirá-lo, deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.

O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido e tem prazo de validade de 2 anos, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

Cápsulas de óleo de coco

O óleo de coco também é vendido em cápsulas, que servem para seu efeito de emagrecimento.

Elas são seguras e muito mais práticas, sendo ideais para quem não tem tempo para fazer seu próprio óleo de coco ou receitas!

Você pode comprar cápsulas de óleo de coco na loja Biolena! Eles entregam em todo o Brasil com frete grátis!

COMPRE AS CÁPSULAS DE ÓLEO DE COCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.