As plantas, os frutos e as flores delas fazem parte diariamente da nossa vida: visualmente, proporcionam um destaque mais bonito.
Mas, para além de enfeitar um ambiente, as plantas e flores também promovem um benefício ao meio ambiente.
Isso porque elas arborizam as ruas o que, por sua vez, é ideal para nos proteger do calor e oferecer um maior suporte ao solo.
Tais benefícios são totalmente reais e não são únicos: determinadas folhas e flores ainda podem ter fins medicinais, terapêuticos e estéticos.
Uma delas é o Tomilho. A partir dele, conseguimos aproveitar os benefícios do óleo essencial de tomilho. Sabendo que muitas pessoas desconhecem essa substância, hoje, focaremos nela.
Vamos juntos entender um pouco mais?
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE LINHAÇA PARA SAÚDE, CABELOS E PELE
Tomilho: o que é?
Tomilho é um dos nomes populares utilizados para referir-se à planta cujo nome cientifico Thymus vulgaris L.
Além desses termos, esse vegetal também pode ser chamado de erva-urso, tomilho-de-inverno, tomilho-de-jardim, timo e entre outros.
Essa planta tem aproximadamente 30 cm de altura e conta com uma haste lenhosa na base e herbácea na ponta.
O Tomilho, ilustrado abaixo, tem com ramos eretos e aveludados e com uma coloração branca-acinzenatada. No mais, dispõe folhas eréteis e flores rosáceas ou brancas.
Essas características são típicas de clima continental, mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.
Sendo assim, o Tomilho é originário de regiões europeias e mediterrâneas. Apesar de ser utilizada na culinária, o uso mais comum dessa erva é por meio do óleo de tomilho.
Para que serve óleo de tomilho?
O óleo de tomilho é uma substância concentrada e bem intensa. Isso acontece porque a composição química conta com os fenóis, principalmente o timol.
Este, por sua vez, apresenta propriedades impressionantes para fins medicinais e terapêuticos. Os principais efeitos são:
- Antiespasmódico
- Anti-helmíntico
- Antisséptico
- Expectorante
- Antifúngico
- Digestivo
- Cicatrizante
- Antirreumática
- Afrodisíaca
- Estimulante
- Antiviral
- Antimicrobiano
Essas propriedades só são possíveis de serem apresentadas devido à composição química da substância.
Esta, por sua vez, vai além do timol: a formúla conta com compostos como carvacrol, canfeno, sabineno, beta-pineno, 1,8-cineol, linalol, borneol, geraniol e outros.
Diante da presença destes, há muitas vantagens de usar o óleo de tomilho. Isso porque ele pode proporcionar muitos efeitos positivos à nossa saúde de uma forma geral.
Benefícios do óleo de tomilho
As partes mais utilizadas do Tomilho são os caules, as folhas e flores. Esses três fragmentos são os principais aliados para tratar e melhorar determinados casos de saúde.
Sendo assim, os benefícios do óleo de tomilho mais relevantes correspondem, principalmente, a atuação em:
- Diarreias
- Verminoses
- Disenteria
- Cansaço
- Afecções de pele
- Afecções respiratórias
- Cansaço
- Infeccções
- Reumatismo
Mas, para muito além desses problemas físicos, o óleo essencial de tomilho para o emocional também é uma ótima opção: essa substância conta com o carvacrol que, por sua vez, parece induzir efeitos antidepressivos.
Assim, o óleo de tomilho melhora o humor e pode ser um aliado na ativação das células do cérebro, na estimulação da memória bem como da concentração.
Essa substância, no mais, também pode combater sensações de esgotamento mental, depressão e desânimo.
Óleo de tomilho para pele: mito ou verdade?
A teoria de que o óleo de tomilho seria bom para a pele é, sem delongas, verdade.
Isso acontece porque a substância em questão conta com propriedades, tais quais: antimicrobiana, antibacteriana, antisséptico, que contribui para a redução do aparecimento de acnes.
Além disso, de acordo com alguns estudos, a substância também é uma aliada na redução da inflamação e dos danos proporcionados pela exposição solar.
Assim, consequentemente, o óleo de tomilho para pele é uma opção.
Para isso, no entanto, é bem importante consultar um profissional dermatológico.
Até então, não temos evidências cientificas e não encontramos se o uso de óleo de tomilho para rugas é verdade.
Óleo de tomilho é bom para cabelo?
A alopecia areata é uma condição que está diretamente atrelada a reações imunológicas causadas pelo aparecimento de micro-organismos.
Sendo assim, de acordo com o médico Lucas Fustinoni, em seu canal no Youtube, já deixou esclarecido que o óleo de tomilho pode ajudar.
Isso porque, segundo ele e como vimos anteriormente, a substância em questão conta com efeitos que combatem esses agentes problemáticos.
Mas, assim como na pele, o uso óleo de tomilho para cabelo deve ser feito sob acompanhamento e suporte médico.
Como usar o óleo de tomilho?
O óleo de tomilho é uma substância bem concentrada e forte. Por isso, ela não deve ser ingerida bem como não deve ser aplicada diretamente na pele.
Sendo assim, é preciso ter um óleo carreador, como de coco e jojoba, para dissolver a solução caso queira utilizar a substância.
Efeitos colaterais do óleo de tomilho
Ressaltamos que esse artigo é informativo.
Dessa maneira, o uso dessa substância deve ser feito sob atenção profissional para, assim, evitar possíveis efeitos colaterais, como conjuntivite, cefaleia e dermatite.
Calêndula e suas poderosas propriedades
Já tinha ouvido falar em óleo de tomilho?
Já usou? Se sim, você percebeu algum benefício?