Plantas e alimentos que lhe garantem uma boa noite de sono!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Quem é que nunca teve uma noite ruim? São diversos os motivos que podem interferir na qualidade do nosso sono, sejam eles preocupações, excesso de pensamentos e até mesmo alimentos que não caíram bem.

Se você enfrente esses problemas frequentemente, ou simplesmente quer dormir melhor, eu tenho uma coisa para te falar que talvez você nem saiba. Você não precisa tomar calmantes ou coisas do tipo para ter um boa noite de sono, existem diversas plantas que podem te ajudar nesse processo.

Além de técnicas e truques que você pode fazer para não ter que utilizar medicamentos, você também pode contar com as plantas.

Se engana quem pensa que elas só podem ser utilizadas em forma de chá. Existem outras formas delas te ajudarem a melhorar sua qualidade de sono.

Na natureza, existem espécies que limpam o ar, combatem fungos e ajudam no astral do ambiente. Todos esses fatores proporcionam um bem-estar físico e emocional e, portanto, ajudam a ter um sono mais fácil e prazeroso durante a noite inteira.

Vou te ajudar a inclui-las no seu dia a dia.

Babosa

Essa planta é bem conhecida pelos seus benefícios para os cabelos e para a pele, mas nem todos sabem que ela também pode melhorar sua qualidade de sono, isso porque sua composição é capaz de melhorar a qualidade do ar, proporcionando mais oxigênio ao ambiente, o que colabora diretamente com a indução ao sono.

Você pode colocá-la em um cantinho no seu quarto, basta que no local entre luz solar. É uma planta bem tranquila pra se cultivar.

Gardênia

Além de ser uma flor linda, a gardênia ajuda no combate a ansiedade e auxilia com a indução ao sono. Ela também exala um perfume leve e delicado, bem cara de primavera, o que pode ajudar mais ainda a te deixar relaxado.

Para cultiva-la você precisa encontrar um local que entre claridade, mas que não necessariamente deixe-a exposta ao sol. Por ser uma flor, ela é mais delicada e exige um pouco mais de atenção que a babosa.

ATENÇÃO: se você tem animais de estimação, é melhor deixa-la fora do alcance deles, ela pode ser toxica para os bichinhos.

Suculentas

Essa é uma ótima opção para quem não tem muito tempo e não leva muito jeito para cuidar de plantinhas. As suculentas não precisam de muito cuidado e, portanto, qualquer pessoa pode tê-las.

Elas proporcionam um ambiente mais leve e são responsáveis pelo equilíbrio das energias, fazendo com que você fique mais calmo, sereno e tranquilo para descansar.
Elas amam ficar expostas ao sol e não necessitam de muita água.

Agora vamos às opções que podem ser consumidas.

Separei 3 opções que podem ser consumidas em forma de chá e que vão te proporcionar um descanso muito melhor.

Camomila

Esse eu acredito que não seja novidade pra ninguém.

O chá de camomila é muito conhecido e utilizado para acalmar, sendo principalmente indicado em situações de estresse e também de insônia.

De acordo com alguns estudos esta planta é realmente eficaz para induzir o sono, já que demonstra ter propriedades sedativas.

Além disso, o chá de camomila pode ser usado de uma outra forma, você pode inalar o vapor. Isso mesmo, o vapor que é liberado pelo chá de camomila, quando inalado, também demonstra ser capaz de reduzir os níveis de estresse.

Erva-Cidreira

A Erva-cidreira, também conhecida como cidreira ou melissa, é muito conhecida por apresentar diversos benefícios ao nosso corpo desde alívio nas dores de cabeça até prevenção de distúrbios renais.
Ela pode e deve ser utilizada também em forma de chá para controle dos sintomas de ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar, o que interfere diretamente na qualidade do sono.

Pesquisando um pouco mais sobre ela pude descobrir que ela evita a degradação de GABA no cérebro, o que potencializa o efeito deste neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.

Alface

Já ouviu falar em chá de alface?
Pode parecer estanho mas o chá de alface tem demonstrado um forte efeito sedativo e relaxante nos adultos e também nos bebês. Esse é um dos chás mais seguros e indicados, isso porque pode ser usado sem nenhuma preocupação em bebês com mais de 6 meses e também em gestantes, resumindo, todos podem tomar sem nenhuma preocupação.

Alimentos ricos em melatonina também são uma ótima opção

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano, também conhecido como hormônio do sono, e uma de suas principais funções é induzir a pessoa ao sono.

E sim, as plantas e alimentos também produzem melatonina. Essa produção é induzida quando a planta sofre algum tipo de estresse como temperaturas extremas, tempos de seca e infecções por fungos, resumindo, ela é produzida pra combater radicais livres nas plantas.

Podemos encontra-la no cardamomo, na linhaça, no girassol, na mostarda, nas frutas vermelhas e em diversos outros alimentos e plantas.

Pra quem não tem muito tempo e está em busca de algo eficaz e prático sem que seja “agressivo” recomendo as capsulas de melatonina da Farmácia Eficácia aqui.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR I CÁPSULAS DE MELATONINA

Além de ser prático, seus resultados são tão bons quanto as outras opções que apresentei aqui ou até melhores.

Não há grandes riscos de causar dependência, ele é apenas uma capsula para te ajudar a dormir melhor e por mais tempo. E o melhor de tudo, é que não precisa de receita médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *