Poderosa Maca Peruana – Onde comprar e como consumir!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A maca peruana, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, às vezes é chamada de ginseng peruano. Ela cresce principalmente nos Andes da região central do Peru, em condições adversas e em altitudes muito elevadas – acima de 13.000 pés (4.000 metros).

A maca peruana é um vegetal crucífero e, portanto, é da mesma família do brócolis, couve-flor, repolho e couve. Possui uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru. A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo.

O sabor da raiz de maca peruana em pó, que algumas pessoas não gostam, foi descrito como terroso e parecido com nozes. Muitas pessoas adicionam em seus smoothies, aveia e até em doces.

É importante salientar que a pesquisa com maca peruana ainda está em seus estágios iniciais. Muitos dos estudos são pequenos, feitos em animais e/ou patrocinados por empresas que produzem ou vendem maca peruana.

O pó da raiz da maca peruana é muito nutritivo e uma grande fonte de várias vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Uma onça (28 gramas) de pó de raiz de maca contém:

  • Calorias: 91
  • Carboidratos: 20 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Gordura: 1 grama
  • Vitamina C: 133% da Ingestão Diária Recomendada
  • Cobre: 85% da Ingestão Diária Recomendada
  • Ferro: 23% da Ingestão Diária Recomendada
  • Potássio: 16% da Ingestão Diária Recomendada
  • Vitamina B6: 15% da Ingestão Diária Recomendada
  • Manganês: 10% da Ingestão Diária Recomendada

 

A raiz de maca peruana é uma ótima fonte de carboidratos, pobre em gordura e contém uma boa quantidade de fibras. Também é rica em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro. Além disso, contém vários compostos de plantas, incluindo glucosinolatos, que diminuem os riscos de infarto e polifenóis, que possuem diversas propriedades benéficas para os seres humanos.

Vamos conhecer alguns dos benefícios que a maca peruana pode te proporcionar?

Aumenta a libido em homens e mulheres

A falta de desejo sexual é um problema comum entre os adultos. Naturalmente, é grande o interesse por ervas e plantas que aumentam a libido.

A maca peruana tem sido amplamente comercializada como sendo eficaz na melhoria do desejo sexual e uma pesquisa publicada no PubMed comprova cientificamente essa propriedade.

Pode melhorar a fertilidade dos homens

Quando se trata de fertilidade masculina, a qualidade e a quantidade do esperma são muito importantes. Há algumas evidências de que a raiz de maca aumenta a fertilidade dos homens.

Uma revisão dos estudos feitos sobre os efeitos da maca peruana na fertilidade masculina resumiu os resultados de cinco pequenos estudos.

Essa revisão revelou que a maca peruana melhorou a qualidade do sêmen em homens inférteis e saudáveis. Um dos estudos revisados incluiu nove homens saudáveis.

Após consumir maca por quatro meses, os pesquisadores detectaram um aumento no volume, contagem e mobilidade dos espermatozoides.

Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

A menopausa é definida como o período na vida de uma mulher em que sua menstruação para permanentemente. O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis.

Estes incluem ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade. Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa revelou que a maca peruana ajudou a aliviar os sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e sono interrompido.

Além disso, estudos em animais sugerem que a maca peruana pode ajudar a proteger a saúde óssea, o que é ótimo para as mulheres na menopausa, pois elas têm um risco maior de desenvolver osteoporose.

Pode melhorar o humor

Vários estudos mostraram que a maca pode melhorar o humor das pessoas. Os efeitos da maca vão da redução da ansiedade até os sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa.

A maca peruana contém compostos vegetais chamados flavonóides, que foram definidos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis por esses benefícios psicológicos.

Melhora o desempenho esportivo e a energia

O pó de raiz de maca peruana é um suplemento popular entre fisiculturistas e atletas. Muitas pessoas afirmam que contribui para o ganho de músculos, aumento da força, aumento da energia e para a melhora no desempenho nos exercícios.

Um pequeno estudo com oito ciclistas do sexo masculino revelou que eles melhoraram o tempo que levaram para completar um passeio de bicicleta de quase 40 km após 14 dias de suplementação com extrato de maca peruana. Apesar disso, atualmente, ainda não há evidências científicas para confirmar quaisquer benefícios para a massa ou força muscular.

Pode proteger contra o sol quando aplicada à pele

Os raios ultravioleta (UV) do sol podem queimar e danificar a pele desprotegida e exposta. Com o tempo, a radiação ultravioleta pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele.

Existem algumas evidências de que a aplicação de extrato de maca peruana, uma forma concentrada da planta, na pele pode ajudar a protegê-la da radiação UV.

Um estudo descobriu que o extrato de maca peruana aplicado na pele de cinco ratos durante um período de três semanas evitou danos à pele causados pela exposição aos raios ultravioleta.

O efeito protetor foi atribuído aos antioxidantes polifenóis e glucosinolatos encontrados na maca peruana.

Lembre-se de que o extrato de maca não pode substituir um filtro solar convencional. Além disso, ele protege a pele apenas quando aplicado na pele, não quando comido.

Pode melhorar o aprendizado e a memória

A maca peruana pode melhorar a função cerebral. Na verdade, ela tem sido tradicionalmente usada por nativos no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola.

Em estudos com animais, a maca peruana melhorou o aprendizado e a memória em roedores com deficiência de memória. Nesse aspecto, a maca preta parece ser mais eficaz do que outras variedades.

Pode controlar a diabetes

Um estudo feito com ratos revelou os efeitos hipoglicemiantes, antioxidantes, antimicrobianos e cicatrizantes da Maca Peruana em ratos diabéticos.

A maca roxa apresentou um melhor poder antioxidante, assim como a maca preta, que tem propriedades cicatrizante e antimicrobiana.

A maca peruana diminui a absorção de glicose no organismo devido à grande quantidade de fibras em sua composição. O seu consumo regular inibe a ação de uma enzima que age no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2.

Contribui para o emagrecimento

A maca peruana é ideal para quem quer perder peso. Por ser rico em fibras e carboidratos complexos, contribui para a saciedade. A redução de apetite contribui para a redução do peso. Além disso, as fibras fazem com que o intestino funcione melhor, o que evita inchaços abdominais e desconfortos.

Contraindicações e efeitos colaterais

A maca peruana é, num geral, considerada seguro.

No entanto, os nativos peruanos acreditam que consumir raiz fresca de maca pode ter efeitos adversos à saúde e recomendam fervê-la primeiro.

Além disso, se você tiver problemas de tireoide, deve ter cuidado com a maca peruana, pois ela contém goitrógenos, substâncias que podem interferir com o funcionamento normal da glândula tireoide.

É mais provável que esses compostos afetem você se você já tiver uma função tireoidiana prejudicada. Por último, mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar seu consumo e sempre consultar um médico, pois não há dados que comprovem a sua segurança para essas pessoas.

O ideal é que pessoas com problemas hormonais, pacientes com câncer de mama, útero, ovário e endometriose se consultar com um médico antes de consumir a maca peruana.

Isso porque existem casos de gestantes e pessoas com distúrbios gastrointestinais que tiveram problemas de saúde ao consumir maca peruana sem uma prescrição médica.

Como usar?

Existe em várias cores, que vão do branco ao preto. A raiz de maca peruana é geralmente seca e consumida em pó, mas também está disponível em cápsulas e como um extrato líquido.

A maca pode ser facilmente incorporada na dieta.

Pode ser consumida como um suplemento ou adicionado a smoothies, mingaus, assados, barras energéticas e muito mais.

A dose ideal para uso medicinal ainda não foi estabelecida. No entanto, a dosagem de pó de raiz de maca peruana usada em estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia.

Você pode encontrar maca em alguns supermercados, em lojas de produtos naturais e em vários varejistas e farmácias de manipulação, como a Farmácia Eficácia aqui.

Embora a maca amarela seja o tipo mais facilmente disponível, os tipos mais escuros, como vermelho e preto, podem possuir propriedades biológicas diferentes.

Conclusão

A suplementação com maca peruana pode fornecer vários benefícios à saúde, como aumento da libido e melhor humor.

No entanto, a maioria dos estudos é pequena e muitos deles foram feitos em animais. Embora a maca seja muito promissora, ela precisa ser estudada mais extensivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *