Salsaparrilha: Para que serve? Onde comprar?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A salsaparrilha mais conhecida pelo seu nome científico Smilax áspera, é uma planta medicinal semelhante a uma trepadeira, que por durante séculos os povos indígenas em todo o mundo utilizaram a suas raízes para tratar doenças.

E atualmente na medicina alternativa muitos pesquisadores tem voltado suas pesquisas para comprovar os benefícios da planta salsaparrilha, confira:

Combate ao Câncer

Por a salsaparrilha ter uma ação antioxidante, ela consegue reduzir e impedir a ação dos radicais livres, cujo são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

Uma pesquisa sugere que o extrato de salsaparrilha consegue retardar o crescimento e a migração das células cancerosas, e possivelmente até mesmo mata-las.

Os pesquisadores identificaram alguns mecanismos que eles acreditam estarem em ação nos processos anticâncer da salsaparrilha. Em um estudo publicado na PLoS One , um jornal científico revisado por pares, cientistas chineses descobriram que a salsaparrilha foi capaz de impedir a propagação do câncer ao inibir a sinalização do fator de crescimento transformador-beta 1 (TGF-ß1).

Mais tarde, o jornal Nutrition and Cancer publicou um artigo de muitos dos mesmos pesquisadores que sugeria que a salsaparrilha promovia mudanças benéficas nas células cancerosas que retardavam o crescimento e aumentavam a morte celular.

Protege a Pele

Sua ação como um antioxidante a salsaparrilha também se torna benéfica para a saúde da pele. Em um estudo realizado na Coréia, os pesquisadores queriam ver se as crenças populares sobre a salsaparrilha e a pele eram cientificamente verificáveis.

Eles descobriram que a raiz parecia inibir significativamente o dano oxidativo e retardar alguns processos associados ao envelhecimento, o que faz sentido, visto que esses são efeitos conhecidos dos antioxidantes. A salsaparrilha também parecia aumentar várias substâncias benéficas no corpo e diminuir as destrutivas.

Açém disso, um estudo publicado em uma edição da Biomedicine & Pharmacotherapy sugeriu que uma substância na salsaparrilha chamada astilbina se mostra promissora como um tratamento para a psoríase da pele

Efeito analgésico

Alguns estudos preliminares apoiam as alegações de que a salsaparrilha é um antiinflamatório, o que pode significar que ela tem um papel no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide .

Outro estudo sugeriu que dois extratos da planta salsaparrilha foram capazes de suprimir múltiplas causas de inflamação , incluindo óxido nítrico, fator de necrose tumoral alfa e interleucina-6.

A revista Steroids publicou um artigo que sugeria inúmeras atividades antiinflamatórias em laboratório.

Novamente, o trabalho está nos estágios iniciais, mas o corpo de pesquisas está crescendo e muitas delas parecem concordar com esses resultados. Este começo promissor pode levar a mais pesquisas.

Melhorar a função renal

Pesquisadores chineses observaram o potencial da astilbina derivada da planta salsaparrilha chinesa, mencionada acima como um potencial tratamento para psoríase, para melhorar a função renal.

O estresse oxidativo, que está associado aos radicais livres e ao óxido nítrico, pode ser prejudicial aos rins. Como um antioxidante, a astilbina parece suprimir o estresse oxidativo e, portanto, oferece alguma proteção aos rins.

Os pesquisadores dizem que a astilbina também inibiu um processo que é perigoso para os rins em camundongos com níveis anormalmente altos de ácido úrico no sangue, o que pode ser resultado de doença renal . Ele também parecia desempenhar um papel antiinflamatório.

A salsaparrilha também mostrou aumentar a produção de urina, o que pode ser benéfico para os rins e ajudar a prevenir ou aliviar a retenção de líquidos.

Possíveis efeitos colaterais

O suplemento de salsaparrilha é considerado seguro com poucos efeitos colaterais. Doses altas podem resultar em dores de estômago. Uma reação alérgica é possível.

Por ser um diurético e aumentar a produção de urina, é melhor não ingerir salsaparrilha enquanto estiver desidratado.

Não há dados sobre a segurança da salsaparrilha para a gravidez ou amamentação, então a recomendação geralmente é evitá-la nesses horários.

Onde comprar?

Você encontra suplementos de salsaparrilha para comprar em farmácias de manipulação em formas, como cápsulas, comprimidos, tinturas e pós.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR I SALSAPARRILHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *