Salvia Branca uma planta poderosa – Conheça!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A salvia branca, também conhecida como salvia apiana, é uma planta medicinal nativa da América do Norte.

Os nativos americanos a usavam para temperar a comida, tratar certas condições e como defumador para espantar as más energias.

Hoje a salvia branca é utilizada principalmente em rituais religiosos, como uma espécie de insenso que purifica as energias do lar e afasta as vibrações ruim (conhecido como bastão de sálvia branca).

Mas a verdade é que essa planta medicinal possui outras propriedades maravilhosas que oferecem muitos benefícios à saúde além de seu uso para fins espirituais.

Você sabia que a sálvia branca pode inibir o crescimento de certas células cancerígenas? Pois é!

Quer conhecer outros benefícios dessa planta poderosa? Quer aprender a usá-la? Então é só continuar a leitura!

Seu óleo essencial é ótimo para aromaterapia

A aromaterapia virou tendência no mundo dos tratamentos naturais – agora todo mundo quer apostar nos óleos essenciais para melhorar a saúde.

O óleo essencial de salvia branca passa bem longe de ser um dos mais conhecidos e utilizados do mercado atual, o que é uma pena.

A sálvia branca por si só já possui um cheiro muito aromático, forte e estimulante, que atua em todos os sentidos.

E o que dizer do seu óleo essencial? Ele é um ótimo estimulante mental, ajuda a melhorar o sono, além ser analgésico, expectorante e antiséptico.

Possui ação anti-inflamatória

Você conhece a dexametasona? Esse medicamento é um dos mais populares para tratar problemas nas articulações, como a artrite reumatoide.

Um estudo demonstrou que a salvia branca possui uma potência que equivale a um terço da dexametasona. Impressionante, não é mesmo?

Mais estudos são necessários para confirmar a eficácia dessa planta no combate a condições causadas por inflamação. Apesar disso, ao que tudo indica em breve será possível trata-las sem precisar fazer uso de medicamentos com efeitos colaterais fortes, como a própria dexametasona.

Possui ação antioxidante

Um estudo buscou demonstrar o potencial antioxidante da salvia branca e o resultado dessa pesquisa foi impressionante.

Essa planta medicinal mostrou ser um excelente agente antioxidante. Isso é muito importante para manter as células do organismo saudáveis e livres dos radicais livres, que podem acelerar o processo de envelhecimento celular e provocar diversas doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Possui ação antifúngica e antibacteriana

A salvia branca possui um significativo efeito antimicrobiano contra patógenos de grande importância clínica e que podem causar doenças gravíssimas. (3)

A crise das superbactérias será um dos maiores problemas que a humanidade terá que enfrentar futuramente.

Embora nos ajudem bastante, os antibióticos utilizados atualmente contribuem para a seleção natural dos microorganismos, eliminando os mais fracos e deixando apenas os mais resistentes.

Nesse cenário, a salvia branca surge como um possível agente terapeutico contra as bactérias que poderá salvar a humanidade! (2)

Melhora os sintomas da sinusite e de outros problemas respiratórios

O chá de salvia branca é ótimo para eliminar as secreções congestionantes características de problemas respiratórios como a sinusite, gripe, resfriado e rinite. (4)

O responsável por isso é um composto conhecido como “eucaliptol”, que, quando inalado, reduz a inflamação dolorosa dos seios da face.

A salvia branca também combate os patógenos associados a esses problemas respitórios, o que pode substituir antibióticos e anti-histamínicos prescritos. (2)

Seu bolso e seu organismo agradecerão, pois além de economizar você ainda ficará livre dos efeitos colaterais causados por essas medicações, como sono, constipação e perda e apetite.

Melhora a dor de garganta

O chá de salvia branca também é uma poderosa estratégia comprovada para aliviar dores de garganta. (4)

Morno, suas propriedades antibiotórica e adstringente se tornam poderosas o suficiente para torná-lo eficaz contra quase todas as dores de garganta. O certo é gargarejar primeiro e só depois beber.

Alivia dores menstruais

Mais um benefício para conta do chá de salvia branca. Se você sofre com as cólicas e desconfortos menstruais, considere experimenta-lo.

O chá de salvia branca pode aliviar as cólicas menstruais e, possivelmente, alguns sintomas da menopausa, como suores e fogacho. (4)

Isso ocorre porque a sálvia contém fitoestrogênios, que são estrogênios derivados de plantas. O estrogênio é um hormonio muito importante para garantir o equilíbrio do corpo feminino.

Reduz os níveis de estresse.

Outra das muitas propriedades da salvia branca é que ela pode reduzir o estresse.

As folhas são ricas em compostos que ativam áreas específicas do cérebro, responsáveis por elevar o humor, reduzir o estresse e aliviar certas dores.

Ajuda a dormir melhor

Conseguir uma noite de sono tranquila nos tempos atuais é quase impossível, não é mesmo? Felizmente existem algumas soluções naturais para resolver esse problema – e salvia branca é uma delas.

Essa planta medicinal reduz inchaços, dores, estresse, inflamações e infecções. (4)

Ou seja, se o causador da sua insônia está entre os citados acima, pode ter certeza que um chá de salvia antes de deitar irá resolver seus problemas e te fazer dormir como um anjo (ou pelo menos melhor).

Pode melhorar problemas intestinais

Os nativos americanos usam a salvia branca para tratar problemas e dores intestinais há muitos séculos.

Aparentemente, uma xícara de chá de salvia branca frio é uma ótima alternativa de tônico estomacal, pois alivia sintomas de azia e refluxo e melhora a digestão. (4)

Inibe o crescimento de células cancerígenas

Em um estudo, alguns componentes da sálvia branca foram responsáveis por inibir em 50% o crescimento de certas células tumorais presentes nos cânceres de mama, pulmão, colo de útero e fígado. (3)

Isso é sensacional, porque indica que a salvia branca pode ser uma ótima alternativa de tratamento natural contra esses tipos de câncer, sem efeitos colaterais degradantes.

A salvia branca possui uma capacidade de discriminar células tumorais de células normais e isso é essencial para minimizar efeitos negativos em células saudáveis.

É um inseticida natural

Outro problema que a humanidade enfrenta é o uso de agrotóxicos em excesso, que pode causar câncer, malformação congênita, lesões cerebrais e hepáticas e até mesmo alterações comportamentais.

Nesse caso, quanto mais agricultores optando por inseticidas naturais, melhor. A salvia branca

Os óleos essenciais e compostos terpenos encontrados na salvia branca podem enganar muitos herbívoros e evitar que eles devorem plantações. (1)

Como usar a Salvia Branca

A salvia branca é utilizada de diversas maneiras, incluindo:

  • Chá
  • Óleo essencial
  • Incenso (ou bastão)

Como fazer chá de salvia branca?

Para fazer o chá de salvia branca basta colocar algumas folhas da planta em infusão de 5 a 10 minutos.

Depois é só coar, esperar esfriar ou tomar quente mesmo – fica a seu critério. Você pode tomar até três xícaras desse chá por dia.

Onde comprar óleo essencial de salvia branca?

O óleo essencial de salvia branca é um dos mais difíceis de se achar, então é pouco provável que você o encontre em lojas físicas na sua cidade. Mas não custa nada procurar, né?

Caso você não encontre de maneira alguma, existe sempre a opção de comprar pela internet. Você pode adquirir o seu óleo essencial de salvia branca aqui.

Como usar a salvia branca como um incenso?

Você precisará de:

  • Um bastão de salvia branca. Ou fazer o seu. Basta juntar as folhas e amarrar bem firme com uma corda de material natural.
  • Uma concha do mar ou tigela de cerâmica, argila ou vidro para colocar a salvia branca enquanto ela queima e capturar suas cinzas.
  • Fósforo

 

Antes de queimar a salvia, alguns recomendam definir as intenções para fins espirituais, energéticos e de limpeza da negatividade.

Remova animais e pessoas da sala. Também é importante deixar uma janela aberta antes, durante e depois. Isso permite que a fumaça escape.

Alguns acreditam que a fumaça também leva impurezas e energia negativa com ela – portanto, não pule esta etapa.

  • Acenda a ponta de um bastão de sálvia com um fósforo. Sopre rapidamente caso pegue fogo.
  • As pontas das folhas devem queimar lentamente, liberando uma fumaça densa. Direcione essa fumaça ao redor de seu corpo ou onde preferir com uma mão enquanto segura o bastão com a outra.
  • Permita que o incenso permaneça nas áreas de seu corpo ou arredores que você gostaria de focar.
  • Usar um leque também pode ajudar a direcionar a fumaça, mas isso é opcional. Deixe a cinza se acumular em uma tigela ou concha de cerâmica.

E aí, você conhece algum outro benefício ou uso da sálvia branca?

Já usou essa planta medicinal alguma vez?

Conta como foi essa experiencia pra gente aqui nos comentários!

Fontes:

https://www.fs.fed.us/psw/publications/beyers/psw_2010_beyers018(montalvo)salviaapiana.pdf

(2) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27595508/

(3) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31349575/

(4) https://plants.usda.gov/plantguide/pdf/cs_saap2.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *