Surpreendentes benefícios do óleo de peixe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Quando o assunto é saúde, nos deparamos com um monte de suplementos e vitaminas disponíveis no mercado com finalidades diferentes.

No entanto, um dos suplementos mais popular atualmente é vendido sem receita médica, e é de óleo de peixe.

Devido conter inúmeros benefícios dos quais conseguem atuar em áreas fundamentais como: na saúde do coração, dos ossos e olhos, na redução do colesterol e triglicérides, auxilia na perda de memória e das doenças cerebrais. Também ajuda na perda de peso e na redução de medidas

Isso tudo graças a principal qualidade que o óleo de peixe contém em sua composição que é o ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado que é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

O ômega-3 contém dois tipos de ácidos graxos essenciais, o DHA (ácido docosahexaenoico) e o EPA (ácido eicosapentaenoico), que não são produzidos pelo nosso organismo, mas podem ser extraídos de peixes gordurosos como: sardinha, salmão, anchova, atum e arenque (selvagens).

Abaixo você vai poder conferi, alguns, dos principais benefícios do óleo de peixe, para a saúde do nosso corpo.

Saúde do coração

As doenças cardíacas são as principais causadores de mortes no mundo.

Um estudo científico em um grupo de pessoas constatou que, as pessoas que comem mais peixes, apresentaram taxas muito mais baixas para desenvolver qualquer doença cardíaca.

Devido a redução de vários fatores de risco que contribuem para uma doença cardíaca como:

Níveis de colesterol:  Devido o óleo de peixe ser rico em ômega-3 , ele consegue aumentar os níveis do ” bom”colesterol que é o HDL.

Triglicerídeos : Um estudo científico constatou que o óleo de peixe, consegue diminuir os triglicerídeos cerca de 15% a 30%.

Pressão arterial: pessoas que apresentam níveis elevados, ao inseri o óleo de peixe em sua dieta conseguem reduzir a pressão arterial.

Embora os benefícios do óleo de peixe para a saúde do coração são cientificamente comprovados, não existe evidências de que ele possa prevenir um ataques cardíacos ou derrames.

Saúde do cérebro

Nosso cérebro é composto por quase 60% de gordura e grande parte dessa gordura é de ácidos graxos ômega-3. Sendo assim, o ômega-3 é essencial para um bom funcionamento da função cerebral.

Um estudo realizado pela Universidade de South Dakota nos EUA, constatou que, pessoas cujos os níveis de ômega-3 no sangue são baixos, há uma maior chance de apresentarem certos transtorno mentais.

Ainda através dessa estudo, o óleo de peixe apresentou ser um excelente agente para manter a saúde cerebral, além de conseguir reduzir sintomas de esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade e depressão ele também consegue atuar na prevenção de doenças como mal de alzheimer e demência.

Perda de peso

Uma das principais lutas de qualquer ser humano, é a perda de peso. Felizmente o óleo de peixe, é um aliado em potencial nesse assunto.

Graças a principal qualidade do óleo de peixe, que é o ômega-3, ele consegue ativar uma proteína celular chamada PPAR-gama, uma vez acelerada ela melhora a atuação da insulina nas células, facilitando assim sua tarefa de converter açúcar em energia.

Além da sua brilhante atuação de conversão, o ômega-3 também regula os níveis de leptina, contribuindo em um maior controle do apetite.

Ação antiinflamatória

Por o óleo de peixe, conter o ácido eicosapentaenoico (EPA), ele também atua na produção de substâncias anti-inflamatórias, dos quais auxiliam o sistema cardiovascular e circulatório, garantindo assim que o sangue não coagule prevenindo assim possíveis doenças como a trombose e derrame cerebral (AVC).

Saúde da pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e nela contém muitos ácidos graxos ômega-3.

No entanto ao longo de sua vida, a saúde da pele entra em um declino após muita exposição ao sol.

Dito isto, por o óleo de peixe ser altamente rico em ômega-3 ele consegue repor os níveis de ômega-3 na pele, melhorando assim a sua textura e a sua saúde.

Saúde Ocular

Geralmente a nossa saúde ocular começa a sofrer quando entramos na velhice, e a partir daí começa a surgir sintomas de uma degeneração macular relacionada a idade, que é basicamente uma condição médica devido danos que a retina sofre.

No entanto pesquisas recentemente constataram que, o óleo de peixe consegue evitar a degeneração celular dos olhos, por conseguir atuar como um lubrificante, evitando assim o ” síndrome do olho seco” que é bastante comum na faixa dos 50 anos de idade.

Bom acima percebemos as diversas áreas do nosso corpo, que são beneficiados pela ingestão do óleo de peixe.

Porém, qual seria o melhor óleo de peixe atualmente no mercado?

Existem diversas marcas disponíveis no mercado referente ao óleo de peixe, porém precisamos ficar atentos para as diferenças que existem entre os suplementos de ômega 3.

Por exemplo, até mesmo os órgãos que fiscaliza a segurança alimentícia da sociedade, já encontraram uma grande quantidade de suplementos de ômega 3, com taxas menores de nutrientes do que o mesmo anunciava no frasco.

Muitos inclusive adoram caracterizam o produto como “ômega 3 concentrado”, dando assim uma falsa impressão de ser um ótimo produto.

A dica é analisar sempre o rótulo, e compreender que os suplementos de ômega 3 não são 100%  feitos de óleo de peixe, entretanto é possível sim, que um suplemento contenha mais ômega 3 do que o outro, principalmente quando o suplemento de ômega 3 é um importado.

Não é de hoje e nenhuma surpresa, que os suplementos importados são superiores aos nacionais, um exemplo clássico disso é o próprio suplemento de óleo de peixe cujo o suplemento campeão de vendas do mundo e o mais bem avaliado é da marca Natures Bounty, que pertence aos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *