Tribulus terrestris – O que dizem os estudos? Como consumir?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Muitos dos suplementos dietéticos populares de hoje vêm de plantas que têm sido usadas medicinalmente desde os tempos antigos.

Um desses botânicos é o Tribulus terrestris, que supostamente apresenta uma variedade de benefícios à saúde, incluindo redução do açúcar no sangue e do colesterol, alteração dos níveis hormonais e aumento da função sexual e libido.

Hoje separamos tudo que você precisa saber sobre esta planta, seus efeitos na saúde e se você deve considerá-la como um suplemento.

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris in natura

Tribulus terrestris é uma pequena planta frondosa. Também é conhecido como gokshura, videira da punctura e cabeça de cabra. Ela cresce em muitos lugares, incluindo partes da Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

A raiz e o fruto da planta têm sido usados medicinalmente na Medicina Tradicional Chinesa e na medicina Ayurveda indiana.

Tradicionalmente, as pessoas usam esta planta para uma variedade de efeitos potenciais, incluindo aumentar a libido, manter o trato urinário saudável e reduzir o inchaço.

Hoje, Tribulus terrestris é amplamente utilizado como um suplemento de saúde geral, bem como em suplementos que afirmam aumentar os níveis de testosterona.

Efeitos na saúde do coração e no controle de açúcar no sangue

Embora as pessoas frequentemente tomem Tribulus terrestris por seus efeitos potenciais na função sexual e na testosterona, ele também foi estudado quanto a outros efeitos importantes.

Um estudo publicado no PubMed, examinou os efeitos da ingestão de 1.000mg de Tribulus terrestris por dia em 98 mulheres com diabetes tipo 2.

Após três meses, as mulheres que tomaram o suplemento demonstraram níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, em comparação com aquelas que tomaram um placebo.

Estudos, em animais também demonstraram que o Tribulus terrestris pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajudar a proteger contra danos nos vasos sanguíneos e ajudar a prevenir o aumento do colesterol no sangue.

Tribulus Terrestris e a libido

Embora não exista estudos ainda comprovando que o Tribulus terrestris aumente a testosterona, ele pode aumentar a libido.

Um estudo demonstrou que quando os homens com apetite sexual reduzido consumiram 750-1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente durante dois meses, o desejo sexual aumentou 79%.

Além disso, 67% das mulheres com libido muito baixa experimentaram aumento do desejo sexual depois de tomar suplementos de 500-1.500 mg por 90 dias.

Outros estudos, também relataram que os suplementos contendo a erva aumentaram o desejo sexual, a excitação e a satisfação em mulheres com baixa libido.

No entanto, estudos em homens com disfunção erétil produziram resultados mistos. Algumas pesquisas mostram que tomar 800 mg deste suplemento por dia pode não tratar eficazmente a disfunção erétil.

No entanto, outros relatórios  mostraram melhorias significativas nas ereções e na satisfação sexual com uma dose de 1.500 mg por dia.

Mais pesquisas são necessárias para que os efeitos sexuais da planta possam ser melhor entendidos, mas ao que tudo indica o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em mulheres e homens.

Outros benefícios do Tribulus terrestris

Além dos potenciais efeitos para a saúde já discutidos, o Tribulus terrestris pode ter vários outros efeitos no corpo.

Esta planta pode atuar como um diurético e aumentar a produção de urina . Além disso, estudos demonstraram que a atividade do sistema imunológico de ratos aumenta quando eles recebem este suplemento.

O Tribulus terrestris também pode ser muito benéfico para o cérebro. Um estudo demonstrou efeitos antidepressivos em camundongos que ingeriram a substância.

Como tomar Tribulus terrestris?

Nunca pegue a planta in natura e tente preparar um chá. Opte por produtos industrializados já manipulados, pois eles fazem a extração correta e contêm a quantidade necessária de substância recomendada.

O Tribulus terrestris é comumente ingerido na forma de cápsula, mas também pode ser encontrado em forma de extrato.

Quanto à quantidade recomendada, de acordo com o médico nutrólogo e clínico geral Roberto Navarro, o ideal é ingerir três doses de Tribulus terrestris diariamente.

Se possível faça a ingestão das cápsulas (ou do extrato) após as três refeições principais (café da manhã, almoço e janta).

A cápsula de Tribulus terrestris cápsulas é sem dúvidas a versão desse fitoterápico mais prática de ser consumida. Sem contar que também é a mais simples de transportar para os lugares, como o trabalho, faculdade, etc.

Pensando na combinação entre praticidade e todos os benefícios que o consumo do Tribulus terrestris pode te oferecer, temos uma recomendação de produto para você!

O Tribulus Terrestris 250mg – 120 Cápsulas custa apenas R$59,90 e dura mais de um mês! Adquira já o seu no link ao lado :

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *