Vitamina C e Própolis combate a Covid-19? O que dizem os estudos?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Desde o início da pandemia inúmeras receitas e medicamentos passaram a ser indicados contra o novo Coronavírus. Até vermicidas, como a ivermectina e a nitazoxanida (cuja ineficácia contra a Covid-19 já foi comprovada), foram utilizados.

O mundo como conhecemos hoje nunca havia vivenciado um acontecimento tão caótico e perturbador como a pandemia do novo Coronavírus. Nesse contexto, é natural que as pessoas se desesperem e procurem soluções em todos os lugares.

Apesar dessa exasperação ser completamente compreensível, é importante não deixar a emoção tomar conta da razão. Antes de tomar qualquer medicamento ou seguir qualquer receita, sempre pesquise o que a ciência tem a dizer sobre eles.

Hoje vamos analisar os efeitos que a vitamina C e a própolis tem contra a Covid-19. Será que essa combinação é realmente eficaz? Ela combate ou previne o vírus?

Esse artigo irá responder todas as suas dúvidas sobre a relação entre vitamina C, própolis e Covid-19.

Ficou interessado(a)? Então é só continuar a leitura!

Posso usar vitamina C e própolis para combater ou prevenir a Covid-19?

Antes de qualquer coisa, é importante deixar bem claro que é cientificamente comprovado que nenhum suplemento é capaz de curar ou prevenir doenças.

Tanto a vitamina C quanto a própolis ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode ser útil para que os sintomas da Covid-19 sejam mais leves.

Mas nenhum suplemento, incluindo a vitamina C e a própolis, irá te impedir de desenvolver a doença se você for exposto ao vírus. E é importante frisar que pacientes assintomáticos ainda transmitem a Covid-19.

Atualmente, nenhuma pesquisa apoia o uso de qualquer suplemento para proteger especificamente contra o novo Coronavírus.

Com a pandemia, é especialmente importante entender isso. Nenhuma dieta ou outra modificação do estilo de vida além do distanciamento físico, também conhecido como distanciamento social, e práticas de higiene adequadas podem protegê-lo contra a Covid-19.

Em síntese, o uso de vitamina C e própolis não combate nem previne os sintomas da Covid-19, mas fortalece o sistema imunológico, o que pode minimizar os sintomas da doença.

Se você foi infectado pelo vírus da Covid-19 e passou a ingerir essas duas substâncias com a intenção de tratar a doença, isso não será muito eficaz, pois seu sistema imunológico não ficará fortalecido da noite pro dia.

Como a vitamina C e a própolis podem auxiliar no combate contra a Covid-19?

Imagem: Reprodução/Bermix Studio

Comprovadamente, manter o sistema imunológico fortalecido o ano todo é fundamental para prevenir infecções e doenças e tanto a vitamina C quanto a própolis são capazes de fortalece-lo.

Fazer escolhas de estilo de vida saudáveis, como consumir alimentos nutritivos, dormir o suficiente e praticar exercícios são as maneiras mais importantes de fortalecer o sistema imunológico.

De acordo com uma pesquisa , a suplementação de vitamina C demonstrou reduzir a duração e a gravidade das infecções do trato respiratório superior, incluindo o resfriado comum.

Uma grande revisão de 29 estudos  realizados com 11.306 pessoas demonstrou que a suplementação regular de vitamina C em uma dose média de 1–2 gramas por dia reduziu a duração dos resfriados em 8% em adultos e 14% em crianças.

A vitamina C é talvez o suplemento mais popular tomado para aumentar a imunidade, mas a própolis também não fica para trás.

Um estudo realizado pelo imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, investigou o papel da própolis no fortalecimento do sistema imune.

Segundo o pesquisador, as substâncias da própolis promovem o aumento da ativação das células de defesa do organismo, o que contribui para o reconhecimento e combate dos microrganismos indesejados.

Conclusão



Imagem: Reprodução/Bruna Branco

A combinação entre vitamina C e própolis é importante para o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, pode minimizar os sintomas da Covid-19.

Manter o sistema imune fortalecido através de uma alimentação saudável e balanceada, boas noites de sono, prática regular de exercícios e da hidratação pode proporcionar sintomas mais brandos.

Apesar disso, ainda não há estudos que comprovem a eficácia do uso de vitamina C e própolis para a prevenção e o combate do novo Coronavírus.

Sendo assim, continuar seguindo o distanciamento social e usando máscaras e álcool gel ainda é a única maneira de prevenir a Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *