O ciclo menstrual é um fenômeno tão natural quanto ao respirar, e acontece uma vez ao mês com mais da metade da população mundial.
No entanto, a cada ano que passa as reclamações sobre a irregularidade menstrual tem aumentado de maneira significativa, desde meninas mais novas, em seus primeiros ciclos, até mulheres na perimenopausa.
Felizmente existe um medicamento fitoterápico a base da fruta Vitex agnus-castus, também popularmente conhecida como chasteberry, ou pimenta do monge.
A fruta de nome Vitex angus-castus é do tamanho similar ao um grão de pimenta, cujo é produzida pela árvore de nome peculiar casta, reza a lenda que durante a Idade Média a árvore recebeu esse nome devido ter diminuído a libido masculina na época.
Atualmente a fruta Vitex agnus- castus tem ganhando popularidade devido a comprovações cientificas de sua capacidade em melhorar as condições que afetam o sistema reprodutivo da mulher como:
- Oligomenorreia, condição caracterizada por intervalos muito grandes entre menstruações;
- Polimenorreia, período entre menstruações é muito curta
- Infertilidade,
- Amenorreia, que se caracteriza pela ausência de menstruação;
- Síndrome pré-menstrual;
- Dor mamária;
- Excesso de produção de prolactina.
Modo de usar a Vitex Agnus Castus:
A dose recomendada é de 1 comprimido de 40 mg por dia, em jejum, antes do café da manhã, durante 4 a 6 meses. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros.
Quem não deve usar
Pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, ou que estejam fazendo qualquer reposição hormonal como anticoncepcionais orais ou hormônios sexuais eu que tenham defeitos metabólicos do FSH.
Além disso, também não deve ser usado em menores de 18 anos, grávidas ou mulheres que estejam a amamentando.
O Vitex agnus-castus tem lactose na sua composição e, por isso, deve ser administrado com cautela em pessoas com intolerância à lactose.
Onde comprar o medicamento Vitex Agnus Castus?
Normalmente você encontra ele para comprar em farmácias de manipulação online, ou em lojas de medicamentos fitoterápico.