Xarope de agave – O que é? Pra que serve ? Como usar?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Talvez você já tenha ouvido falar em agave ou em xarope de agave mas não saiba muito bem o que é.

Bom, o agave nada mais é do que uma suculenta, especificamente um cacto, nativo do México que pode ser usado como adoçante e como erva medicinal para tratar diversos problemas como má digestão, lesões, etc.

Você já deve ter visto em alguma receita na internet a opção de usar o xarope ao invés do açúcar refinado, isso porque ele é uma opção mais saudável para adoçar os alimentos.

O xarope de agave é produzido a partir de várias espécies da planta. Ele possui uma coloração semelhante ao mel e uma textura fluída, sendo uma alternativa para aqueles que optam por produtos vegan (comparando com o mel).

Quais os benefícios?

Nutricionalmente falando, ele se destaca por possuir um valor calórico menor do que o açúcar, além disso ele é praticamente feito de frutose, o que faz com que tenha um índice glicêmico baixo.

Apresenta ainda as vitaminas C, B2 (riboflavina) e ácido fólico, sendo superior e muito mais benéfico que o açúcar branco que não contém vitaminas.

Podemos também encontrar outros benefícios nutricionais contidos no xarope, são eles:

A vitamina K que contribui para a normal coagulação do sangue e para a manutenção de ossos;

A vitamina C que contribui para a formação de colágeno e para o funcionamento dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele e dentes;

A riboflavina que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis;

O folato que contribui para um melhor funcionamento do sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga.

Nos benefícios em geral podemos destacar que:

O xarope é rico em frutose e, consequentemente, não aumenta os níveis de açúcar do sangue em curto prazo, ao contrário da glicose;

Ele é fonte de fibras, nutrientes que contribuem para a digestão, garantem saciedade e, ao mesmo tempo, ajudam a regular o colesterol e os níveis de açúcar no sangue;

Por ter um alto teor de flavonoides (substâncias antioxidantes), o agave ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde da pele e atua como anti-inflamatório natural.

Como usá-lo?

Você pode usá-lo normalmente no seu dia-a-dia como um adoçante.

O néctar que é extraído da planta é bem doce, então pode tranquilamente substituir o açúcar refinado, mesmo para aqueles que gostam de usar bastante açúcar, garanto que você não vai sentir praticamente nenhuma diferença.

Vale lembrar que o néctar é bem doce, mais doce do que o mel que estamos acostumados, portanto, recomendo que você vá aos poucos para não exagerar nas medidas.

Ele pode ser usado para diferentes coisas, como adoçar sucos, vitaminas, drinks, iogurtes ou até mesmo receitas de bolos, biscoitos, mousses e outras sobremesas, ficam perfeitas.
Como disse anteriormente, a textura dele é mais fluída do que a do mel, logo, ele é mais fácil de ser dissolvido nos demais ingredientes e elementos da sua receita, seja ela qual for.

Contraindicação

Apesar do xarope de agave ser um produto natural e de ter um baixo índice glicêmico, ele é rico em frutose. A frutose é um tipo de açúcar que, quando consumido em excesso pode causar problemas como colesterol alto, triglicerídeos altos, aumento de peso e até mesmo gordura no fígado.

Além disso, também é preciso estar atento ao rótulo dos para ter a certeza de que o xarope de agave é puro e ainda contém seus nutrientes, pois algumas vezes o xarope passa por processos de refinamento e torna-se um produto ruim.

Importante

Vale lembrar que na hora de comprar o produto você deve estar atento aos rótulos para ter a plena certeza de que o produto é natural, puro, e ainda tem seus nutrientes preservados.

Pois pode acontecer, nas versões mais em conta do produto, dele sofrer diversos processos de refinamento e perder seus benefícios, tornando-se um produto ruim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *